Como saber se o aluno tem TDAH?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Como identificar o TDAH na infância?

  • Apresenta dificuldades pedagógicas no ambiente escolar. ...
  • Não consegue manter o foco por muito tempo. ...
  • Pode ser mais hiperativa e impulsiva. ...
  • Não consegue concluir atividades. ...
  • Esquece coisas simples. ...
  • Evita situações que geram dificuldades para quem tem TDAH.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.

Em relação ao TDAH, é possível fazer o teste de TDAH online, chamado ASRS-18, que tem comprovação científica e serve de triagem e sugestão de que a pessoa que positivar no teste seria indicada a procurar um médico com experiência no diagnóstico, para uma melhor investigação.

Perde objetos com facilidade. Sensação de inquietude. Pessoa falante demais. Não consegue se manter parado/sentado por muito tempo.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados.

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade. A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.

Além disso, há 3 graus do TDAH:

  1. Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos.
  2. Moderado: com sintomas e prejuízos de graus leve e grave presentes.
  3. Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional.

Os instrumentos que comumente utilizados no diagnóstico do TDAH são: a entrevista, as escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), as técnicas grafo-projetivas, o Bender, Escala Benzick, os critérios do DSM IV e em alguns casos a lista de REY.

A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância. Tais sintomas devem ser inapropriados para a idade e resultar em significante disfunção psicológica, social e/ou educacional.

Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Algumas teorias sugerem que problemas familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas.

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em focar no trabalho durante 8 horas por dia, e pessoas com uma hiperatividade maior podem ter dificuldade em profissões que exigem ficar parado ou sentado durante muito tempo. Não raramente, pessoas com TDAH vivem mudando de emprego, nunca conseguindo consolidar uma carreira.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

As provas devem ser enxutas, objetivas, curtas, sem pegadinhas. Como este aluno se distrai e se perde nos detalhes, é importante ao final da prova que seja dado um tempo complementar para que reveja as questões em busca de possíveis lapsos ou distrações e dada à oportunidade de corrigir ou refazer a questão.

Em geral, o diagnóstico do TDAH inclui a anamnese, testes psicológicos, , avaliação do histórico de vida e exames clínicos. Assim que o TDAH tem o seu diagnóstico concluído, os profissionais responsáveis devem encaminhar o paciente para diferentes profissionais para um tratamento multidisciplinar ou transdisciplinar.