Pode colocar a fralda em cima do umbigo do bebê?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Cordão umbilical: passo a passo para limpar
Ele é um resíduo do cordão umbilical, que ligava o bebê à mãe e é totalmente natural. Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete.

Não é costume tratar umbigo de recém-nascido estufado porque, geralmente, a condição regride espontaneamente antes do primeiro aniversário. Agora, quando a hérnia não desaparece sozinha pode ser realizada uma cirurgia conhecida como onfaloplastia para corrigir o problema.

Para tanto, pode ser usado um esparadrapo, um algodão ou band-aid, a fim de proteger a área mais funda do umbigo, que tem que ficar escondida e protegida.

O hábito tem origem antiga e é praticado por mulheres para fechar o corpo de energias externas, assim, trazendo proteção. Jade Picon virou assunto nas redes sociais após aparecer usando um esparadrapo tampando o umbigo. Questionada por outros brothers, ela explicou que a medida é uma proteção contra energia negativa.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Não é aconselhado o uso de faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo, pois o local não deve ser abafado, uma vez que o coto umbilical precisa secar para cair.

Mito. O coto umbilical, aquele pedacinho do cordão que fica preso ao umbigo do bebê depois do parto, é formado por células sem terminação nervosa. Isso significa que, ao ser manipulado, ele não causa nenhuma dor no bebê. O coto normalmente cai entre sete e quinze dias depois do nascimento.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Outra dúvida bastante recorrente é se devemos acordar o bebê durante a noite para trocar fralda. O mais indicado é não fazer isso, pois pode atrapalhar o sono da criança, deixá-la agitada e comprometer o descanso dela e dos pais.

Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.

A hérnia umbilical, ou umbigo estufado, como é chamada popularmente, é uma das anomalias que surgem junto com o nascimento do bebê e que podem desaparecer espontaneamente nos primeiros anos da criança. A maioria das hérnias umbilicais tem resolução espontânea até os 2 anos de idade.

Em bebês, a causa mais comum está vinculada ao cordão umbilical, situado em uma pequena abertura do músculo abdominal do bebê. Essa abertura costuma fechar logo após o nascimento, porém, quando a musculatura não se junta completamente, pode levar ao desenvolvimento da hérnia umbilical mesmo que à longo prazo.

Este versículo em outras versões da Bíblia
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.