Como saber se o bebê está ganhando peso?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

O mais importante é o bebê manter a sua curva, assim como não subir ou descer para outra em diferentes medições de peso. Os pontos azuis mostram um exemplo de um bebê que ganhou o peso esperado, já os vermelhos um com ganho baixo de peso.

O normal é que os bebés engordem entre 120 e 200 gramas por semana em seus primeiros meses de vida. Dessa forma, do primeiro ao terceiro mês pode que engorde entre 600 e 800 gramas por mês.

Um mito que é muito conhecido é que o bebê não engorda porque o leite da mãe é fraco. NÃO existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Mas só porque o seu bebé parece estar sempre com fome e mama com muita frequência - talvez de 45 em 45 minutos - não pense que não tem leite suficiente. Os bebés precisam de mamar com frequência para iniciarem e desenvolverem a sua produção de leite durante este primeiro mês.

A sucção do mamilo é o principal estímulo a produção de leite materno logo quanto mais vezes o bebê mamar maior será o estímulo a produção de leite. Quanto tempo deve durar cada mamada? O tempo da mamada também não é fixo, mas em geral cerca de 20 minutos de sucção em uma mama são suficientes para o bebê ficar saciado.

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

A abundância de frutas, legumes, verduras e grãos disponíveis no Brasil é enorme. Procure também variar os tipos e cortes de carne (frango, carne bovina e peixe), além de ovos, leite, iogurte natural e derivados. Se o seu filho torce o nariz para determinado alimento, tente oferecê-lo de outra forma.

O colostro é uma secreção rica em calorias, proteínas e anticorpos, produzida pelo peito antes da descida do leite. Já o leite materno tem maior teor de gorduras. Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.

Por isso, é normal que o pequeno recupere o peso entre o 10º e 14º dia de vida e ganhe em média 20 a 30 gramas no primeiro mês, noo segundo ganhe em média 20 a 25 gramas por dia e no terceiro mês de vida ganhe em média 20 gramas dia. Depois disso, até o sexto mês, ganhara em média 15 gramas por dia.

Leite Materno, fórmulas e comidas
“Hoje, não podemos dizer que as crianças que mamam no peito engordam mais do que as que tomam fórmulas. Mas é preciso saber se elas tomam no volume adequado”, afirma Fisberg. Apesar disso, todos os fatores devem ser analisados pelo pediatra, pois cada um reage de uma maneira diferente.

Essa afirmação é verdade ou mito. MITO! O leite secretado nos primeiros dias após o parto (até o 7º dia) é denominado COLOSTRO, muitas vezes confundido com um leite fraco por conta da sua coloração.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Apostar em alimentos ricos em cálcio, proteínas, vitaminas, ferro, e outros nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento é o primeiro passo. E jamais introduza uma dieta rica em gordura! As carnes são muitos importantes para garantir o ganho de peso saudável, e são ricas em ferro.

Essas sim mudam a densidade calórica e melhoram a qualidade do leite materno! Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

"O teor de gordura depende do quanto a mama está cheia ou drenada", explica o Professor Hartmann. "A gordura aumenta ao longo da mamada, até cerca de 30 minutos depois, e diminui à medida que a mama volta a encher.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Se o recém-nascido golfa a cada mamada, ele pode estar comendo mais do que aguenta. Tente dar menos fórmula ou amamentá-lo por menos tempo e veja se ele está satisfeito. Se o seu bebê regurgita enquanto dorme, tente elevar sua cabeça no berço.

Seja alimentado ao peito ou a leite adaptado, o bebé poderá não ficar saciado e acordar à noite com fome. Se assim for, é natural que chore e que não consiga voltar a adormecer enquanto não for alimentado.

Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.