Como saber se o cliente quer comprar?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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5 táticas para descobrir se o cliente está pronto para comprar

  1. Cuidado com avaliações precipitadas. ...
  2. Linguagem corporal. ...
  3. Interesse sobre as formas de pagamento e questões burocráticas. ...
  4. Grau de envolvimento com o imóvel. ...
  5. Pede novas opiniões sobre a casa.

Como entender realmente as necessidades do seu cliente?

  1. Faça pesquisas frequentemente. A primeira dica é criar uma rotina de pesquisas com o público-alvo. ...
  2. Atente-se aos feedbacks. ...
  3. Coloque-se no lugar do cliente. ...
  4. Interaja com o público nos diferentes canais de comunicação.

Pergunte sobre as preocupações do cliente indeciso
Faça a seguinte pergunta: O que está impedindo você de adquirir o [nome do seu produto ou serviço]? O consumidor quer se sentir importante, ele precisa ter a certeza de que o vendedor está de fato apresentando interesse genuíno em sua dor.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

O Marketing Sinestésico nada mais é do que ações que exploram os sentidos humanos para vender: tato, olfato, visão, audição e paladar.

O processo de decisão de compra do cliente envolve cinco etapas básicas. É o processo pelo qual os cliente avaliam a tomada de uma decisão de compra. As 5 etapas são reconhecimento do problemas, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.

Lendo a mente do seu cliente

  1. Fique atento a sua linguagem corporal. Expressões nada mais são que um reflexo do que se passa na mente de alguém. ...
  2. Antecipe as reações do cliente. Nada mais simples do que criar sua própria história. ...
  3. Se coloque no lugar do cliente.

Por isso, separamos algumas estratégias de como atrair clientes de maneira simples, eficaz e de baixo custo, seja por internet, telefone ou pessoalmente!

  1. Descubra a sua persona. ...
  2. Dedique-se às mídias sociais. ...
  3. Construa uma boa base de leads. ...
  4. Ofereça promoções. ...
  5. Participe de eventos. ...
  6. Procure parcerias.
  1. Descubra por que o cliente precisa pensar com mais calma e tempo. ...
  2. Evite deixar para enviar informações somente depois. ...
  3. Saiba como justificar o preço de seu produto/serviço. ...
  4. Ouça mais e fale menos. ...
  5. Não confronte o seu consumidor. ...
  6. Jamais empurre a venda. ...
  7. Registre tudo sobre os seus clientes.

6 DICAS PARA FECHAR UMA VENDA

  1. O PROBLEMA É SEU. Estabelecer uma sintonia com o cliente, e conhecer suas necessidades, podem ajudar à achar soluções para as necessidades do comprador. ...
  2. AGREGUE VALOR. ...
  3. SEJA PERSUASIVO. ...
  4. APRESENTE AS SOLUÇÕES. ...
  5. FECHE A VENDA. ...
  6. INVISTA NO PÓS-VENDA.

Confira quais são elas na lista que formulamos a seguir.

  1. Antecipe-se. O mercado atual muda muito rapidamente. ...
  2. Crie um vínculo com o cliente. Ser próximo do cliente vai além de estar sempre em contato com ele. ...
  3. Seja compreensivo. ...
  4. Colabore. ...
  5. Esteja presente no universo on-line. ...
  6. Estude o cliente. ...
  7. Organize-se.

A motivação pode ser a necessidade de determinado produto ou serviço, o desejo pela aquisição, uma oferta que é considerada imperdível e outras diversas influências externas e internas. No tópico seguinte, apresentamos algumas ações que a sua empresa pode adotar de acordo com a etapa do processo de compra.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

Portanto, para entender o comportamento do consumidor, é necessário:

  1. Realizar pesquisas de mercado;
  2. Ouvir o cliente;
  3. Monitorar as redes sociais para entender as tendências de consumo;
  4. Utilizar ferramentas de insights, próprias para coletar ideias e tendências nas redes sociais, como o Google Trends.

Usar os gatilhos mentais, as informações, um bom visual e criar sentimentos, é fundamental para despertar o desejo de compra nas pessoas. Entretanto, analisar os comportamentos de seus clientes também é importante para fechar negócio! Comece sempre identificando os sinais que o cliente te dá.

Com o crescimento de empresas nativas digitais e suas soluções tecnológicas, os principais desejos do consumidor hoje estão ligados a experiências imersivas, produtos customizados e praticidade no contato com as marcas e nas compras”, avalia.