O que fazer quando o cliente quer devolver o produto Mercado Livre?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Como devolvo um produto

  1. Peça a devolução do produto. Para devolver um produto, pesquise a opção “Devolver grátis” que aparece no menu da compra que você já não quer mais e siga as etapas. ...
  2. Prepare o pacote para enviá-lo. ...
  3. Receba o reembolso do seu dinheiro.

O valor cobrado está correto, conforme disposto nos termos e condições do nosso site, o custo de devolução é de responsabilidade do vendedor. O Mercado Livre cobre uma porcentagem do custo de devolução, mas é divido com o vendedor.

Durante os 7 dias que o cliente tem para fazer a devolução do que comprou e receber o dinheiro de volta, é preciso comunicar a empresa que vendeu o item e devolver o produto. Esse processo pode ser feito de algumas formas. O consumidor pode ir até a loja e fazer a devolução ou enviar o item pelo correio.

Como falamos, é o lojista quem paga o frete em caso de devolução de produto comprado pela internet. No entanto, o CDC não estabelece uma regra sobre como deve ser realizada a logística reversa.

Na pratica quem compra sem nota-fiscal, não tem direito a devolução, já que é impedindo de devolver o produto.

Todos que compram pelo Mercado Livre têm um prazo de 30 dias a partir do recebimento da compra para iniciar uma devolução, a menos que seja um produto que esteja na lista de categorias excluídas. Observe que para ganhar e manter uma boa reputação como vendedor, você deve ter menos de 3% de reclamações nas suas vendas.

– Se o pacote já foi enviado: você deverá recusar a compra quando chegar em sua casa ou, se for o caso, não retirá-la nos Correios. Nesse caso, os Correios irão devolver o pacote para o remetente (vendedor) e o Mercado Livre vai te informar a data em que será feito o seu reembolso, ainda do valor total.

A lei é clara. Todo o custo é pago pelo lojista. O cliente recebe o valor integralmente, tanto do produto quanto do frete.

No caso de cancelamento da compra por arrependimento, o valor pago pelo cliente será integralmente devolvido conforme descrito no item “Ressarcimento de Valores” abaixo. Caso o produto seja avariado durante o transporte, recuse o recebimento e entre em contato com o Serviço de Atendimento Correios Online.

É lei. O Código de Defesa do Consumidor, no mesmo artigo 49, diz o seguinte: Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Como agir diante do cancelamento de compra?

  1. Entenda o real motivo do cancelamento. O primeiro passo é ser capaz de ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o produto ou serviço. ...
  2. Mostre empatia pelo cliente. ...
  3. Faça uma nova oferta. ...
  4. Demonstre o valor do produto. ...
  5. Mantenha contato mesmo após o cancelamento.

De forma geral processo compreende cinco etapas – receber, classificar, processar, analisar e dar suporte – que são comuns a quase todas as empresas, independentemente do tipo de indústria ou produto.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Não é obrigatório devolver o produto com a caixa/embalagem! Sem contar que é proibido a estipulação de qualquer condição que impossibilite ao consumidor defender seus direitos, ou seja, de só devolver o produto com a caixa.

Como devolver um produto ?

  1. Embalagem Original do produto. Acondicionar o produto em sua embalagem original. Sem qualquer rasura, fitas ou qualquer coisa que danifique a embalagem original do produto.
  2. Devolver todos os acessórios e manuais.
  3. Cópia da Nota Fiscal com o motivo da devolução no verso da nota.

Quando um consumidor se sente insatisfeito com o produto ou serviço contratado e busca solucionar o problema, ele pode recorrer a um reembolso, que terá a sua quantia gasta ressarcida. O artigo que cuida dessas situações é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o direito de ressarcimento ao cliente.

Embalagem: coloque o produto na embalagem original do avesso ou embrulhado com papel pardo. Se for frágil, proteja a embalagem original com papel ou caixa para evitar que seja danificada ou reutilize a caixa protetora enviada com o produto. Itens com notas fiscais diferentes precisam ser embalados separadamente.

Não gostou? A devolução é grátis

  1. Ao acessar a compra, selecione a opção "Devolver grátis".
  2. Use o código que te fornecemos para fazer a devolução.
  3. Leve o pacote aos Correios ou a uma Agência Mercado Livre conforme atribuímos a você.
  4. Receba seu dinheiro de volta.