Como saber se o clima tá seco ou úmido?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Como saber se o ambiente está muito úmido? Hoje em dia, existem mecanismos que medem a umidade relativa do ar em casa, como o higrômetro, por exemplo. Quando o indicador está acima de 65%, o ambiente está demasiadamente úmido. Mas os efeitos da umidade alta são visíveis mesmo sem equipamentos.

Quando o tempo seco se intensifica e a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, é declarada situação de alerta, já que o clima seco pode ser prejudicial à saúde, causando desconfortos físicos. O ressecamento das narinas e lábios secos são indicativos que a umidade não vai bem.

O ar pode ser considerado uma mistura de ar seco e vapor de água. Se contiver vapor de água, será chamado de ar úmido, mas a umidade do ar pode variar dentro de uma grande faixa. Os extremos são ar completamente seco e ar saturado com umidade.

O frio seco é menos sentido que o frio úmido. A sensação térmica tem o mesmo efeito quando você sopra a sopa para esfriar. O movimento do ar aumenta a perda de calor da sopa pela convecção, assim, a sopa esfria mais rápido.

Umidade alta: O que significa? A umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que pode ser medida de 0 a 100%. O excesso de umidade está presente no ar, quando os níveis de umidade estão acima de 60%.

Disponível para IOS e Android, o AirVisual é um dos aplicativos mais completos que testamos para medir a qualidade do ar. Ao acessá-lo, não é necessário fazer cadastro. Basta ativar a localização por meio do GPS e já é possível conferir tanto a previsão do tempo, quanto a qualidade do ar no local onde você está.

50%

Quando o calor está associado ao tempo seco, há baixa umidade do ar. A umidade ideal para dormir fica entre 30 e 50%.

Baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias. Mesmo quando a temperatura sobe, o ar seco faz seus estragos, pois acelera a absorção do suor pelo ambiente e resseca a pele.

Quando o ar está saturado, UR = 100%. Como a UR é baseada na razão de mistura e na razão de mistura de saturação e a quantidade de umidade necessária para a saturação é dependente da temperatura, a UR pode variar com ambos os parâmetros.

Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

Hoje existem os termo-higromêtros e os mais comuns utilizam sais de lítio para medir a umidade. Esse equipamento mede tanto a temperatura como a umidade relativa do ar e pode ser encontrado na versão analógica e digital.

“A desidratação pelo ar seco também preocupa, pois quando a umidade do ar está baixa, o pulmão continua necessitando de um ar com 100% de saturação. É importante saber que a desidratação traz, também, outras consequências graves, como maior risco de trombose e sobrecarga ao coração.

O clima seco está mais associado à desidratação das células, o que leva a uma menor fluidez do muco nasal e menor potência de umidificação do ar inalado, aumentando a chance de aderência dos vírus e bactérias na mucosa da via aérea superior.

Quando o ar está muito úmido, contudo, a perda de calor por evaporação é reduzida. Por isso, um dia quente e úmido parecerá mais quente e desconfortável que um dia quente e seco.

O calor seco provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetrando nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, por isso este método de esterilização só deve ser utilizado quando o contato com vapor é inadequado.

Quando se diz que 80% é a umidade relativa do ar é porque esse ar tem um limite de saturação. Ou seja, estamos com 80% de umidade relativa faltando 20% para esse ar não conseguir mais reter a água”, exemplifica.