Faz mal dormir em quarto úmido?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Um quarto húmido é perfeito para a proliferação de ácaros e bolores. Estes produzem fungos que causam alergias e doenças respiratórias que podem tornar-se crónicas. Os ácaros, pelos seus excrementos que contêm alergénios, também são prejudiciais para a saúde.

A principal causa da passagem da umidade para o interior da casa é o contato da construção com o solo, pois toda a água das chuvas se infiltra no solo e posteriormente passa para o interior da residência, afetando pisos e paredes.

Já o nível de umidade elevado favorece o aparecimento de mofo, fungos, ácaros e bolores, afetando pessoas que possuem problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma.

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.

Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.

Como saber se o ambiente está muito úmido? Hoje em dia, existem mecanismos que medem a umidade relativa do ar em casa, como o higrômetro, por exemplo. Quando o indicador está acima de 65%, o ambiente está demasiadamente úmido. Mas os efeitos da umidade alta são visíveis mesmo sem equipamentos.

5 plantas que reduzem a umidade dentro de casa

  • 1 - Lírio da Paz. ...
  • 2 - Samambaia de Boston. ...
  • 3 - Clorofito. ...
  • 4 - Hedera Helix. ...
  • 5 - Palmeiras.

Como evitar umidade na parede

  1. Abra as janelas. Não tenha medo de deixar o ar entrar. ...
  2. Faça a manutenção das telhas. Faça periodicamente a manutenção em calhas e telhas. ...
  3. Proteja os locais com encanamento hidráulico. ...
  4. Escolha revestimentos impermeáveis. ...
  5. Use carvão para absorver a umidade.

10 – O sal grosso pode ser um ótimo desumidificador natural. Por isso, encha pequenos recipientes com ele e deixe-os espalhados pelos ambientes da sua casa. Dica extra: Depois que você se certificou que protegeu toda a sua casa, não se esqueça de cuidar de todos os tecidos expostos nela, como casacos e cobertores.

O nível preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é acima de 60%. Abaixo de 30%, a situação fica muito perigosa, com riscos à saúde humana, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Especialistas recomendam hidratação intensa.

Além disso, a alta umidade do ar pode aumentar em até 40% a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Esses microrganismos são nocivos para a saúde e desencadeiam crises de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite e sinusite.

O teor de umidade ideal fica entre 30% e 60%.

Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio – nem muito seco, nem muito úmido – e que a umidade relativa do ar permaneça entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para alcançar esses níveis de forma constante, o ideal é recorrer ao uso de um desumidificador de ar Desidrat.

Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor.

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Umidade do ar no inverno
Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa.

Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Clorofito – De folhas longas, verdes, curvadas e crescimento rápido, o clorofito, nativo da África do Sul, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas. Hedera Helix – De nome popular Hera, e com folhas pequenas e bem desenhadas, o indicado é que ela seja colocada suspensa para que absorva a umidade.