Como saber se o gato que me mordeu tem raiva?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Principais sintomas da raiva felina

  • Estrabismo;
  • Salivação excessiva;
  • Perda do controle da mandíbula;
  • Espasmos;
  • Tremores;
  • Desorientação;
  • Isolamento;
  • Fotofobia,

Mordida de gato é perigoso? O gato mordendo se torna um problema a partir do momento em que o bichano reage com agressividade e os dentes dele perfuram a nossa pele. A boca desses animais carrega uma série de bactérias e outros microrganismos que, durante a perfuração, acabam sendo depositadas naquela região.

Se o pet não estiver devidamente vacinado, ele pode passar doenças como raiva e toxoplasmose aos seus tutores. Além disso, a saliva dos felinos contém um tipo de bactéria chamada Pasteurella multocida, que pode ser fatal para humanos.

Sintomas da raiva canina: aprenda a identificá-los

  1. Ele se torna apático, tende a se esconder em locais escuros.
  2. Fica desobediente.
  3. Terá mal-estar e dor de cabeça.
  4. Pode ter dor de garganta.
  5. Apresentar vômito.
  6. Roer madeira e outros objetos incomuns.

Lave e enxágue muito bem, para tirar o máximo de sujeira possível. Depois disso, coloque uma gaze por cima ou algo limpo para cobrir o ferimento e procure o pronto-socorro. Ao chegar ao local, fale o que acontece: “fui mordido por um gato”. Dessa forma, o médico poderá indicar o protocolo a ser adotado.

Após o contato com o mamífero infectado, não é possível identificar imediatamente nenhuma alteração visível ou comportamental. As primeiras alterações podem se manifestar uma semana ou meses após o contato com o vírus, isso vai depender do felino e do local do corpo onde ocorreu a transmissão.

Existe alguma margem de segurança para início da profilaxia? Se a vacina estiver indicada, deve ser dada o mais rápido possível mas pode ser feita até 72 horas da exposição. Se o soro estiver indicado, ele deve ser aplicado o mais rápido possível, antes da vacina e se não for, deve ser feito até 7 dias após o acidente.

A maioria das mordidas de gato ocorre quando os donos do animal são mordidos por seus bichos de estimação.
...
Tome antibióticos, se forem prescritos pelo médico.

  • Cefalexina.
  • Doxiciclina.
  • Amoxicilina + Ácido Clavulânico.
  • Cloridrato de Ciprofloxacino.
  • Metronidazol.

Toda pessoa arranhada e mordida por animais mamíferos (cães, gatos, morcegos, raposas e etc.) deve imediatamente lavar o ferimento com água e sabão, desinfeta-lo com álcool iodado e dirigir-se ao posto de saúde mais próximo para tomar vacina (se necessário).

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A Raiva dos Herbívoros é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, SEMPRE FATAL. Acomete todos os mamíferos e silvestres, inclusive o HOMEM!

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias.

O diagnóstico laboratorial da raiva humana ante-mortem pode ser realizado por meio da identificação do antígeno rábico pela técnica de Imunofluorescência Direta – IFD em decalques de células de córnea (córnea teste), na biópsia da pele da região da nuca (folículo piloso) ou da saliva.

O animal vacinado, mesmo que entre em contato com o vírus da raiva, não desenvolverá a doença e, portanto, não poderá transmitir aos tutores. “Vacinar os animais de casa e evitar o contato com animais da rua e silvestres, como os morcegos, é uma medida importante de prevenção.

O paciente apresenta mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Enquanto a vacina não é liberada, a única alternativa é pagar pela imunização. A dose custa entre R$ 30 e R$ 50.

Qualquer Unidade de Saúde pode realizar o primeiro atendimento com avaliação e análise de critérios de risco. Nos casos com indicação de tratamento (vacina ou soro), o médico fará o encaminhamento para uma das unidades de referência que fazem a aplicação.

A vacina raiva (inativada) é administrada por via intramuscular, na região deltoide, em adultos ou região ântero-lateral da coxa em crianças. Esta vacina não deve ser administrada por via subcutânea ou intravascular. A posologia da vacina raiva (inativada) em adultos e crianças é a mesma (0,5mL).

1ª dose: no dia da acidente, devendo-se também tomar o soro antirrábico (imunoglobulina); 2ª dose: 3 dias após a primeira dose; 3ª dose: 7 dias após a primeira dose; 4ª dose: 14 dias após a primeira dose.

Gato filhote mordendo de leve é um comportamento esperado quando o pet brinca com alguém. Afinal, essa é a maneira que ele tem de demonstrar que está gostando da brincadeira. Em geral, esse comportamento indica apenas que ele quer brincar, mas ainda não sabe fazer isso sem agredir.