O que o peixe faz quando está com raiva?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Peixes. Dificilmente você vai assistir um pisciano ou pisciana numa crise de raiva descontrolada. O que acontece com frequência é, toda raiva sentida, se voltando contra eles mesmos. As depressões piscianas são famosas e, normalmente, tem a ver com a dificuldade de explodir, de agredir.

A qualidade da água, manipulação dos peixes, alimentação e interações biológicas são os principais agentes causadores de estresse em peixes.

Peixes ficam muito agitados na hora de captura. É normal, por causa da “canseira” que sofrem. Luz muito forte ou grande claridade incidindo sobre espécies que gostam de locais sombrios, tendem também a gerar essa postura estressante por exemplo em cascudos em geral, lábeos, dojôs, peixes albinos, entre outros.

É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Além das linhas, o peixe escuta usando células sensoriais ciliadas, a bexiga natatória, ossículos, otólitos e receptores mecânicos. Cada espécie pode ter uma ou mais estruturas, mas, ainda assim, captam apenas sons de baixa frequência.

Ainda sobre a capacidade de sentir dor, o autor observa que peixes têm o receptor sensorial conhecido como nociceptor, que detecta estímulos danosos e envia sinais de percepção de dor.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Observe se seu pisciano confidencia suas esperanças e sonhos em você. Eles tendem a ter uma imaginação selvagem e grandiosa, e confiar seus sonhos e ambições a você é um sinal de afeto.

Eles têm sentimentos
Mesmo que cientistas ainda estejam desenvolvendo pesquisas sobre esse ponto, alguns estudos destacam que, sim, peixes são animais conscientes e têm sentimentos que variam de acordo com o ambiente em que vivem e as situações que experimentam.

Se um peixe-zebra é deixado em um aquário e, após cinco minutos, estiver parado na metade inferior do recipiente, por exemplo, é sinal de que ele está deprimido. Se está nadando pela parte de cima do aquário significa que está "explorando novas experiências" e, logo, está feliz.

A ideia da iluminação é parecida com a ideia de alimentar os peixes. Serve como mais um truque para acalmar os antigos habitantes. Na hora de colocar os novos moradores apague as luzes e logo em seguida ligue. Eles nem vão perceber a mudança pois não viu você colocando e não precisarão se estressar com isso.

Os peixes abrem e fecham a boca pra respirar. Os peixes respiram absorvendo o oxigênio da água através das brânquias, estruturas localizadas em uma câmara branquial logo abaixo do opérculo (aquela “tampa” lateral que fica próxima a cabeça).

Outro tipo comum de nado irregular são os movimentos em forma de “parafuso”, quando o peixe fica girando em torno de si mesmo. Nesse caso, o diagnóstico pode ser mais preocupante, como uma doença virótica ou bacteriana grave, e indica que o transtorno atingiu o sistema nervoso do animal.

Um peixe morto que é jogado na descarga e vai parar em um habitat não nativo poderá prejudicar a vida marinha. Jogue-o no lixo ou enterre-o. No caso de o peixe ser grande, enterrar será a melhor solução. Procure não enterrá-lo em locais protegidos ou sem permissão.