Como saber se o imóvel está hipotecado?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Para saber se um imóvel está realmente hipotecado só existe uma única forma, onde você primeiramente deverá emitir a matricula atualizada dele e nela constará se existe ou não hipoteca e também se já foi baixada.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

A hipoteca de imóvel funciona a partir da contratação de um empréstimo ou financiamento em que o bem fica como garantia da operação. Ele permanece na posse do proprietário, mas o título da propriedade acordada fica como recurso ao credor, caso haja a inadimplência.

Uma forma de consultar as informações sobre registro de imóveis é acessando o portal e-RIDFT, em seu endereço eletrônico. Assim, com o CNPJ ou CPF você pode criar seu cadastro para usar a plataforma e usufruir dos diversos serviços lá disponíveis para consulta.

através de uma certidão atualizada de registro de imóveis, poderá se saber se há penhora, no entanto como sendo unico bem não pode ser penhorado em virtude dos débitos, mas o aluguel pode garantir o cumprimento da mora, se um juiz assim o despachar.

Uma das formas é através de pesquisa junto ao Cartório distribuidor, através de Certidões Junto aos orgãos municipais, estaduais e federais.

Como verificar o andamento de um protocolo no sistema da Penhora Online? Para verificar o andamento da solicitação de penhora, será necessário ter em mãos o protocolo PH disponibilizado pela vara. Este protocolo é gerado no momento em que o processo é cadastrado em nosso sistema.

Em regra geral, SIM! É possível, a venda de imóveis mesmo que conste penhora averbada na matrícula imobiliária. A penhora tem o objetivo de vincular o imóvel ao pagamento de uma dívida, logo, poderá referido imóvel ser levado a leilão por ordem judicial para o pagamento do credor.

Para verificar se sobre um imóvel existe o gravame da indisponibilidade, o interessado deve comparecer ao cartório de registro de imóveis competente (aquele da localidade do imóvel) e pedir uma certidão da matrícula do imóvel. Neste documento é possível verificar todo o "histórico" daquele imóvel.

É possivel realizar uma Consulta / Pesquisa de bens imóveis pelo nome e CPF/CNPJ? Para efetuar a pesquisa o usuário deverá selecionar o Estado e informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado. A pesquisa será realizada em todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado selecionado.

Acesse o CNIR, clique em Menu, seguido de Meu Imóveis ou Consultar CAFIR. Para emitir o comprovante simplificado de inscrição e situação cadastral, sem precisar acessar o CNIR, utilize o canal correspondente abaixo e informe o CIB do imóvel.

Pelo direito de seqüela, a hipoteca acompanha o imóvel, esteja o imóvel sob domínio de quem for. Portanto, pode vender (ou prometer vender), permutar (ou prometer permutar), dar em pagamento, doar, transferir ao patrimônio de empresa (para integralizar capital social ou nos casos de fusão, cisão ou incorporação), etc.

Sim. A nossa legislação permite que um mesmo imóvel seja dado em garantia de mais de uma dívida, desde que com outro título constitutivo.

Em decisão unânime, a 19ª Câmara Cível do TJRS determinou a adjudicação (transferência judicial de propriedade) de imóvel hipotecado, objetivando a substituição dos adquirentes iniciais.

Vá ao cartório de registro de imóveis responsável pela localidade no bairro do imóvel que você deseja pesquisar, e peça uma certidão de matrícula atualizada do imóvel, pelo endereço completo do imóvel pesquisado.

Neste caso, para localizar a matrícula de imóvel pelo endereço, é preciso fazer uma pesquisa de imóvel prévia para descobrir qual é o cartório responsável pela área do imóvel. No CRI, é necessário apresentar seus documentos pessoais, o endereço do imóvel e o pagamento de uma taxa.