Como saber se o pombo está doente?

Perguntado por: hvieira4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

No começo, os sintomas da doença do pombo podem ser confundidos até com os de uma gripe. Entre eles, dor de cabeça, febre, cansaço, náuseas, vômito, falta de ar, dor no peito, suor noturno, vista embaçada. No entanto, a dor de cabeça forte não passa com analgésicos.

- criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos; - histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos.

Embora todos saibamos que não devemos tocar ou pegar excrementos de pombos com as mãos, é um pouco mais complicado do que isso. Excrementos de pombos infectados com bactérias ou vírus são frequentemente deixados na rua, peitoris de janelas e carros e acabam secando.

Os pombos não gostam de ser alvos de água em grande volume ou com grande pressão. Molhe-os assim que chegarem. Se esperar até que eles montem o ninho, será tarde demais.

Por isso, é importante estar atento aos sintomas, já que a doença demora cerca de 15 dias para se manifestar de forma crônica, dificultando o diagnóstico e fazendo a pessoa pensar que é uma forte gripe”, comentou Manuela Santiago.

Controle de pombos ajuda a evitar doenças
Para evitar uma maior exposição às doenças transmitidas por pombos, na hora de limpar a sujeira use um pano úmido para cobrir o nariz e a boca, bloqueando uma possível inalação de esporos. Além disso, procure lavar o local com água sanitária ou outro produto com cloro.

De um modo geral, a Criptococose é uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório e nervoso, podendo levar a morte.

Matar pombos é proibido por lei, com penas de até cinco anos de prisão.

A limpeza do ambiente da criação de pombos deve ser feita, no mínimo, três vezes na semana. Também é importante se atentar à higienização dos potes e das panelas onde estão a água e a comida das aves. Isso deve ser feita todos os dias. Se você observar sujeira, pode realizar a higiene mais de uma vez.

As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.

“A dica mais valiosa é não alimentar os pombos e eliminar a fonte de alimento quando identificada”. Pombos são agentes transmissores de inúmeras doenças. A mais grave delas é a criptococose, conhecida como “doença do pombo”.

Até porque essa ação é ilegal e caracterizada como crime ambiental. Você não pode matar pombos da mesma forma que elimina outras pragas urbanas. Esses insetos e animais apenas estão reivindicando seu espaço perdido a partir do processo de urbanização. Porém, você não é obrigado a conviver com eles.

Apesar de sua grande população, os pombos são considerados animais domésticos pela Constituição Federal e são protegidos. A Lei 9605, (de 12/02/1998) determina que maltratar, ferir ou matar estes animais seja crime ambiental e a pena pode variar de multas até cinco anos de reclusão.

Você sabia que os pombos têm medo de corujas e corvos? Mas em vez de obter um animal desses vivo, a melhor coisa que você pode fazer é comprar um brinquedo que os imite, principalmente de plástico ou metal.

Seus predadores incluem algumas espécies de aves de rapina, como por exemplo, falcões ou gaviões, corujas e corvos. As suas crias e ovos estão mais vulneráveis a felinos selvagens ou gatos domésticos, no caso dos animais que habitam as cidades.

Utilizar estátuas de predadores é uma maneira de espantar pombos com baixo custo e que não impacta a saúde dessas aves. As estátuas são encontradas no mercado em diversos modelos e as mais usadas são de falcões, corujas e águias.

O animal tem que ser internado e controle de desidratação e administrar antibióticos pois pode levar a morte rapidamente. Toxoplasmose: consideramos este risco para os gatos que caçam os pássaros e acabam se infectando com o toxoplasma e disseminando depois o parasita para outros animais e humanos.

"Piolho do pombo é um ácaro, que habita as aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves. Ele transmite uma patologia chamada dermatozoonose, que é alergia a picada de inseto. Essas lesões são semelhantes à picada de formiga", afirma a especialista.

Mas todos os pombos transmitem doenças? Não existe apenas o pombo urbano. Só no Brasil, foram identificadas 370 subespécies dessa ave. Esses pombos que não necessariamente vivem do lixo, como o pombo comum, por isso, nem todo pombo transmite doenças.

Registram-se mais de 50 doenças associadas aos pombos. A lista inclui dermatites e alergias. Outros exemplos são a criptococose e a histoplasmose, que atacam o sistema respiratório, bem como a salmonelose, causadora de distúrbios gastrointestinais.

Eles sobrevivem em média até 4 anos nas cidades. Já em cativeiro ou vida livre no campo podem viver até 30 anos. Não é recomendado contato com os animais pois eles transmitem doenças como Criptococose, Histoplasmose e Salmonelose.