Para que serve olho de pombo na Umbanda?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

É considerada no meio popular um forte amuleto contra inveja e como um elemento de proteção. Em rituais religiosos, é comumente relacionada com Exu, Baianos, Boiadeiros ou mesmo Caboclos.

Também conhecida como a semente da Mucunã, Olho de Boi é um poderoso amuleto utilizado para afastar a inveja e o mau-olhado de quem a possui.

Como forma de proteção no ambiente, a Olho de Cabra pode auxiliar a espantar as visitas que tragam consigo o baixo astral e a cobiça de alguma forma. Para isso, coloque um punhado dessas sementes em um pote, deixando-o atrás da porta de entrada.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Associado a Oxóssi, Iansã e Oxalá, proporciona saúde, vigor físico, recuperação energética, cura de energias doentes, magnetiza a cura espiritual e material. Muito usada nas guias de Boiadeiros, Baianos e alguns Caboclos.

Muito usada nas guias de Boiadeiros, Baianos e alguns Caboclos. Olho de Cabra – cor preto e vermelho. É um bloqueador de energias agressivas, envolve e imanta como uma capa protetora que fulmina tudo o que tentar ultrapassa-la, e que não atenda aos propósitos da sua consagração.

É considerado um forte amuleto contra inveja. Tem sido muito usada nas joias de prata ou em potes atrás da porta. Também pode ter as sementes na bolsa ou carteira. Olho de Boi: É usado pra afastar o mau olhado.

Se água do copo ficar preta ou tonalidade escura, é sinal que a negatividade em causa é forte e com intuito de destruição. Em casa, pode ser colocada dentro de um copo de água, do lado esquerdo da porta de entrada, sempre num local que fique mais alto que a cabeça.

Colocar dentro de um copo com água e sal. Se flutuar é bom sinal, caso contrário significa que se deve uma limpeza.

Exu revira os olhos pois enxerga além, além da sua mentira além da sua verdade, além da sua dúvida e além da sua certeza. Podemos enganar todos menos a Exu.

Em sua cabeça, podemos observar um tipo de cabaça que se projeta, como uma crista afiada, para trás. A cabaça expressa os cabelos de Exu presos numa longa trança, que cai para trás e forma, em cima, uma crista que serviria para esconder a lâmina de uma faca que ele carregaria dentro de sua ori.

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.