Como saber se o ponto interno está inflamado?

Perguntado por: rcastro2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Ela dura até 14 dias e, durante esse período, o corpo reconstitui os vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, o organismo produzirá colágeno e fará com que outras células migrem para a região lesada para recompor a pele.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

O leito da ferida apresenta coloração esverdeada ou amarelada? Existe dor ao tocar a região ferida? Se houver algum desses sintomas, a ferida provavelmente está infeccionada. A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

Sao absorvidos de 1 a 2 meses. Depende do que você chama de pontos internos. algumas sutura interna são realizadas com fio absorvível e outras com fios não absorvível , se os pontos não aparecerem na pele externa ( não são vistos ) , não há o que se preocupar .

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

O PHMB (Polihexametileno de Biguanida) também pode ajudar no processo de cicatrização. Ele é um agente antimicrobiano que atua contra microrganismos como bactérias, fungos e leveduras. Além disso, o PHMB acelera a cicatrização de forma eficaz, removendo as crostas e reduzindo os odores da ferida.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

A nimesulida é um anti-inflamatório e analgésico. Ela inibe substâncias que promovem a inflamação e a dor e com isso alivia a dor e diminui o edema (inchaço) no local inflamado.