Qual é o maior órgão interno do corpo humano?

Perguntado por: rpereira3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Fígado é o maior órgão maciço do corpo humano.

O terceiro maio é o cérebro, que coordena cada ação simples tomada pelo corpo humano; um processo que reúne as atividades de mais de 100 bilhões de células cerebrais. Um cérebro normal pesa 1.263 gramas e apresenta em torno de 86 bilhões de neurônios, conectados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada.

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

coração

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.

Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares). Mas a medida que a ciência avança, novas estruturas são descobertas. Por exemplo, em 2018 foi descoberto o interstício, que funciona como uma amortecedor para que os tecidos não se rompam.

O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.

Apesar de a maioria das pessoas achar estranho quando se fala da pele como um órgão, é exatamente esta a função que ela desempenha. Isto porque a pele é uma estrutura orgânica formada por células que compõem os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos que são dotados de funções específicas.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

VOCÊ SABIA? Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.

Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris. O sistema reprodutor feminino, além de produzir os hormônios sexuais e óvulos, é onde se dá a fecundação.

Nosso Corpo É um Templo de Deus
O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20). Nosso corpo é sagrado. Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis.