Como saber se o RN está se alimentando bem?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Para ser bem alimentado, o bebê precisa mamar, no mínimo, 6 vezes ao dia.
...
Como saber se meu bebê está bem alimentado?

  1. As mamas se esvaziam e ficam mais macias após a amamentação;
  2. O bebê engole bem o leite;
  3. A troca de fralda molhada aumenta para 6 a 8;
  4. O cocozinho do bebê é amarelo-mostarda ou mais escuro.

Essa afirmação é verdade ou mito. MITO! O leite secretado nos primeiros dias após o parto (até o 7º dia) é denominado COLOSTRO, muitas vezes confundido com um leite fraco por conta da sua coloração.

Mas só porque o seu bebé parece estar sempre com fome e mama com muita frequência - talvez de 45 em 45 minutos - não pense que não tem leite suficiente. Os bebés precisam de mamar com frequência para iniciarem e desenvolverem a sua produção de leite durante este primeiro mês.

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.

De forma clara e direta, precisamos salientar que o tempo da mamada depende de cada criança. Nas primeiras mamadas, um recém-nascido pode demorar mais que 40 minutos para se saciar.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

Os alimentos ricos em cálcio são excelentes para aumentar a produção do leite materno. O principal benefício que podemos ter com a ingestão diária adequada de cálcio é o fortalecimento dos dentes e ossos do bebê e da mãe.

Como saber se o bebê está com cólicas?

  1. Encolher e esticar as pernas repetidamente;
  2. Costas arqueadas;
  3. Pernas e braços se movimentando muito, acompanhado de movimentos nas mãozinhas;
  4. Rosto vermelho enquanto chora;
  5. Parece estar com dor;
  6. Barriga inchada ou com gases.

As refeições da mamãe, seja durante a gestação ou no pós-parto, precisam ter certos alimentos essenciais tanto para a mulher quanto para a criança que receberá seus nutrientes por meio do leite materno.
...
Cálcio

  • leite;
  • iogurte;
  • queijos duros;
  • sardinha;
  • brócolis;
  • gergelim;
  • aveia.

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.

Quanto mais o bebê mama, mais irá produzir. Assim, quando seu bebê mama a todo momento nessa fase, ele está dizendo ao seu corpo: produza mais leite! Pode demorar alguns dias para ocorrer esse ajuste, e aguentar firme nessa fase é importante.

Um dos motivos mais recorrentes na sonolência do bebê é o baixo fluxo na amamentação que leva a uma ingestão inadequada de leite. Significa dizer que o bebê não tem mamado muito bem e isso faz com ele durma mais para poupar energia.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

O bebê geme durante o sono por motivos que podem ter origem em nariz entupido, gazes, sonhos e costume de dormir na cama dos pais.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares. Ou seja, nada de alimentos congelados e fast food. Pois, o consumo frequente desses alimentos pode criar um efeito inflamatório no corpo, que luta para combater os efeitos negativos dos processados no organismo.