Como saber se o treino foi bom?

Perguntado por: sgomes7 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como saber se você teve um bom treino

  1. Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor. ...
  2. Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca. ...
  3. Você atingiu uma nova meta. ...
  4. Você dormir como um urso. ...
  5. Seu humor ficar nas alturas.

Um dos principais indicadores de que seu esforço realmente valeu a pena é terminar o treino sentindo-se revigorada em vez de sem pique ou cheia de dores. “Cansaço é sinal de que você está apostando na intensidade ou cargas erradas”, conta Sales Junior.

EM QUANTO TEMPO OS RESULTADOS APARECEM
Segundo os profissionais, essa resposta depende de diversos fatores: Sua meta, alimentação, frequência e intensidade dos treinos. De acordo com a ciência, em um intervalo de 8 a 12 semanas já é possível ter um resultado expressivo quando o assunto é o físico.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Não há necessidade de sentir dor para que os músculos hipertrofiem.

Caso a dor limite os seus movimentos, o ideal é repousar para que o corpo restabeleça os tecidos. Insistir em treinar nessas condições sem dar tempo ao seu corpo não trará benefícios, além de interromper o processo natural de recuperação, predispondo a lesões ligamentares e articulares.

Os exercícios de musculação podem ser realizados de forma lenta ou rápida, ambas são consideradas corretas. Contudo, é mais seguro realizá-los lentamente porque isso reduz o risco de lesões. Os alunos mais experientes, que possuem uma boa consciência corporal, podem realizar os exercícios mais rapidamente.

Quando você se exercita, seu coração bombeia sangue rapidamente para seus músculos e órgãos, e isso pode fazer com que os músculos da barriga inchem temporariamente e pareçam maiores. Esse inchaço dura cerca de 30 minutos. Depois disso, os músculos já começam a retornar ao tamanho original.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Observe se a flacidez diminuiu, se a pele está mais firme e se as roupas entram melhor. Isso quer dizer que seu corpo está trocando a gordura por músculos! Dessa maneira, é importante não se prender totalmente à balança.

Os melhores alimentos pós-treino
“Nessa hora, é muito importante consumir proteínas, de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos e laticínios, ou vegetal, principalmente grãos, como feijão, ervilha, grão de bico, soja e lentilha”, indica Wesley Silva Ferreira, nutricionista do Smart Fit Nutri.

Durante esse período, nosso sistema circulatório, respiratório, cardíaco e outros, começam a trabalhar melhor. Sendo assim, o corpo diminui a retenção de líquidos, melhorando a digestão dos alimentos. Nesta fase, também pode surgir o inchaço da musculatura, que é chamado de edema muscular.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

"A partir do segundo ou terceiro mês, já conseguimos ver uma massa muscular mais presente, tendo respostas mais significativas com hipertrofia, o quadríceps está mais marcado, aquela calça jeans que você usa mais, dá para perceber que ela está mais justa na coxa...

O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.