Como saber se o volume de treino está alto?

Perguntado por: lmendes3 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Baixo volume = <5 séries por grupamento muscular por semana; Volume médio = 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana; Alto volume = 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana.

Volume é a quantidade de estímulos de treinamento em um determinado período, e tem vários componentes. Em musculação, os mais importantes componentes do volume são o número de exercícios, o número de séries, e a freqüência semanal. O número de exercícios e o número de séries determinam a duração das sessões.

A maneira mais simples de calcular o volume é multiplicar o número de repetições realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês pela carga levantada. Por exemplo, se 45 kg são usados para realizar 100 repetições, o volume de treinamento é de 450 kg = 10 repetições X 45 kg.

E em relação à hipertrofia, as 3 categorias geram resultado, porém, para gerar o máximo de hipertrofia, treinos de alto volume são mais eficazes que treinos de baixo e médio volume. Por fim, muitos praticantes de musculação utilizam números de séries por semana por grupo muscular muito maiores que 10.

Como identificar o limite do corpo para o treino?

  1. Respeite suas condições. Se você tem dificuldade para realizar algum exercício, não tenha pressa. ...
  2. Não sobrecarregue seu corpo. Pegar mais peso do que aguenta é um hábito comum nas academias e muito errado. ...
  3. Foque na sua qualidade de vida. – Evite o estresse. ...
  4. Conclusão.

O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.

A expressão 3x15 no contexto da academia se refere a quantidade de séries e a quantidade de repetições de um determinado exercício em um treinamento físico. Nesse caso, o exercício teria 3 séries de 15 repetições.

2 – Aumente a frequência semanal de treino
Quando nós treinamos mais vezes na semana, podemos dividir melhor o nosso treino e assim aumentar a intensidade. Se você treinar 2 vezes a mesma musculatura durante uma semana, você não precisará de um volume tão alto em cada sessão (vou falar sobre volume no próximo tópico).

7 dicas para melhorar o resultado do treino

  1. Tenha um treino para chamar de seu. ...
  2. Respeite a sua rotina de treinos. ...
  3. Só aumente a carga quando estiver pronto. ...
  4. Faça exercícios aeróbicos. ...
  5. Valorize o descanso. ...
  6. Alimente-se bem e melhore o resultado do treino. ...
  7. Beba água.

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas. Se, é claro, você os treina efetivamente! Eles também têm um grande potencial de crescimento e fazem uma grande diferença no seu corpo quando desenvolvido. Panturrilhas.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Volume Muscular
O volume do tecido muscular, das células musculares pode variar por influência de alguns fatores como quantidade de líquido dentro da célula, quantidade de carboidrato dentro da célula, combinações de íons, concentração de algumas substâncias.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Para hipertrofia realizar sugere-se que sejam utilizadas repetições em média entre 3 a 5 segundos, pois trazem bons resultados.

Em geral, os exercícios com mais repetições são usados para melhorar a resistência muscular, enquanto os com mais peso e menos repetições são usados para aumentar o tamanho e a força dos músculos.

7 exercícios para ganhar massa muscular

  1. Levantamento de peso. Não é surpresa que o primeiro treino que vem à mente quando falamos sobre ganho muscular é justamente o levantamento de peso. ...
  2. Treinamento suspenso ou TRX. ...
  3. Pilates. ...
  4. Funcional. ...
  5. HIIT. ...
  6. Natação. ...
  7. Boxe.

Os exercícios de musculação podem ser realizados de forma lenta ou rápida, ambas são consideradas corretas. Contudo, é mais seguro realizá-los lentamente porque isso reduz o risco de lesões. Os alunos mais experientes, que possuem uma boa consciência corporal, podem realizar os exercícios mais rapidamente.