Como saber se sou filha de Pomba Gira?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A maioria delas prefere vestir-se com vermelho e preto, mas existem casos de entidades que gostam de outras cores, como é o caso da Pombagira Dama da Noite que veste amarelo ou dourado e preto. Quando é chamada, vem dando gargalhadas estridentes com o intuito de afastar o mal. Sempre segura a barra da saia.

Todos nós temos 3 exus e 3 pombas giras que fazem parte da nossa egrégora. Eles vão se manifestando com o tempo de desenvolvimento mediúnico. Então vamos lá: 1- Exu/Pomba Gira de trabalho - aquele que chamamos de frente e chefe de coroa, que é o que realmente trabalha com vc.

Pombagira Maria Mulambo
É a mais amável e feminina, caridosa e delicada (essas também são características de quem tem Pomba Gira Mulambo em sua energia).

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Como descobrir o meu orixá pela numerologia
Contudo, ao se tratar dos orixás, o número que buscamos é o Odu, que significa o número guia que estará vinculado ao seu orixá. Porém, no caso da numerologia do nascimento, é preciso fazer a soma dos números correspondentes a sua data de aniversário.

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

Características da Pomba Gira Dama da Noite
Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança. Característica marcante da Orixá Oxum. São sempre finas e adoram se enfeitar com brincos, pulseiras e outros objetos dourados.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Por exemplo:

  1. Ofereça uma oração ao universo. Durante sua oração, peça por proteção contra espíritos mal-intencionados.
  2. Visualize-se como um feixe de luz que se espalha por todo o ambiente, para desencorajar as entidades malignas.
  3. Para atrair os espíritos de luz, mentalize seu interesse em se comunicar com eles.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa. De posse destes dados, dia, mês e ano, fazer a soma individual de cada número.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.