Como saber se tenho alergia a ibuprofeno?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Coriza e sensação de nariz escorrendo; Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados; Dificuldade para abrir os olhos.

Em relação aos medicamentos do grupo dos AINEs, o Ibuprofeno e o Naproxeno são do grupo dos arilpropiônicos. Se o seu diagnóstico for uma alergia seletiva a este grupo, você pode tomar o restante dos grupos de AINEs, como salicilatos (aspirina), arilacéticos (voltaren), pirazolonas (nolotil), etc.

O início da reação costuma ser progressivo e geralmente dura de sete a dez dias quando tratada adequadamente.

Constipação (prisão de ventre), diarreia, dispepsia (indigestão), edema (inchaço), flatulência (gases), hiper secreção gástrica (aumento da quantidade de suco estomacal), dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, prurido (coceira) de pele, zumbido e vômitos.

Sintomas de alergia a anti-inflamatórios

  1. Urticária: manchas vermelhas no corpo, elevadas, que coçam bastante, semelhantes à picada de inseto;
  2. Angioedema: inchaço, principalmente nos olhos, lábios e língua;
  3. Falta de ar, tosse e espirros;
  4. Vômitos, diarreia e dor abdominal;
  5. Desmaios;
  6. Queda da pressão arterial.

pode anular a ação antiplaquetária de: ácido acetilsalicílico.

Os testes de punção consiste na aplicação de gotas com substâncias (alérgenos) na face anterior dos braços. Posteriormente são feitas leves punções para que a substância penetre na pele. A leitura é feita após 20 minutos. O teste pode ser realizado em crianças a partir de 1 ano de idade.

As reações devem sumir em alguns dias, após o paciente iniciar o tratamento adequado. 2. Quais medicamentos provocam alergia? Muitas substâncias podem provocar manifestações alérgicas, inclusive aquelas que o paciente já usou anteriormente e não havia apresentado sintoma.

Pimenta. O princípio curativo da pimenta é a capsaicina, uma resina oleosa que funciona como um ótimo analgésico, inibindo a liberação do principal neurotransmissor de estímulos de dor.

Uma pesquisa, ainda inconclusiva, propõe que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios devem ser evitados no caso de dor ou febre.

Precauções e contraindicações. A nimesulida não deve ser administrada a nenhum paciente que já tenha tido reação alérgica ou crise de broncoespasmo (asma) relacionada à qualquer anti-inflamatório não esteroide ou ácido acetilsalicílico (aspirina).

Tratamento de erupções medicamentosas

  1. Interromper o medicamento responsável.
  2. Para reações leves, às vezes anti-histamínicos e cremes com corticosteroides para aliviar coceira.
  3. Para reações graves, às vezes medicamentos administrados por via intravenosa e hospitalização.

Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.

Teste de provocação medicamentosa (teste de alergia a medicamentos) O teste de provocação medicamentosa, também chamado de teste de alergia a medicamentos, é considerado padrão ouro para confirmação ou exclusão do diagnóstico de alergia a um medicamento ou para escolha de um medicamento alternativo seguro.

Após uma dose oral, o ibuprofeno é 75% a 85% excretado na urina durante as primeiras 24 horas (principalmente na forma de 2 metabolitos), sendo o restante eliminado nas fezes após a excreção na bílis. Em conclusão, a excreção está completa em 24 horas.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Tratamento. Na maioria dos casos, o tratamento da rinite não-alérgica envolve a gestão dos sintomas. Isto pode ser feito usando medicamentos descongestionantes, anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, e ou pela inalação de ar quente e húmido.

Sensibilidade cruzada
Pacientes que apresentaram previamente reações alérgicas graves ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não hormonais (exemplos: ibuprofeno,cetoprofeno) devem evitar o uso de TORSILAX®, em razão do maior risco de broncoespasmos (doença que causa dificuldades para respirar).

Alguns medicamentos não combinam com a prednisolona e podem alterar, reduzir ou potencializar efeitos, mesmo os colaterais. Avise seu médico se estiver consumindo algum dos seguintes fármacos: Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) - como ibuprofeno ou aspirina. Antifúngico (anfotericina, cetoconazol)

Uma resolução de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que comprimidos revestidos, medicamentos com liberação controlada, cápsulas, drágeas e pílulas não podem ser partidos. A advertência deve constar na bula dos remédios. É permitida a quebra de comprimidos sulcados e não revestidos.