Como saber se uma pedra é falsa?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.

Olhe e analise bem o seu cristal e procure por imperfeições e pequenas rachaduras no cristal. Pedras e cristais verdadeiros possuem imperfeições, pois devido à sua idade e ao tempo que passaram se formando debaixo da terra é normal e bom sinal apresentar arranhões, furos, partes mais escuras e nuances na cor.

Pode-se identificar isso, pela espessura de suas bordas. do cristal,e o líquido será observado com maior nitidez. Contra a luz, o cristal produz efeitos de cores, tipo arco-íris, o que o mesmo, não acontece com o vidro. Você irá perceber, no cristal, uma superfície mais aveludada e suave.

Opção: 25 G A 100 G - R$ 149,90. 101 G A 200 G - R$ 149,90.

Já o quartzo pode ser incolor (cristal de rocha), amarelo, laranja, vermelho (citrino), preto (mórion), roxo (ametista), rosa, cinza, branco etc. A cor deve ser observada numa superfície fresca, como a de uma fratura recente. A cor de alguns minerais altera-se facilmente.

A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol, da lua, pelo fogo, pela terra, na tempestade, na chuva, na cachoeira ou mar. A melhor forma de energização depende do tipo de energia mais propício à pedra ou ao trabalho que será desenvolvido com ela.

Você pode descobrir se uma pedra é sintética observando algumas características.
...

  1. Olhe para a cor. A cor da pedra preciosa é normalmente sua primeira pista. ...
  2. Observe a transparência. A transparência descreve como a luz se infiltra pela pedra. ...
  3. Verifique seu peso ou gravidade estimada. ...
  4. Preste atenção ao corte.

O Sistema IBGM possui o mais bem equipado laboratório gemológico do Brasil para a identificação e classificação de pedras preciosas e diamantes lapidados soltos ou cravados em joias. Nossos documentos são reconhecidos não só nacionalmente mas também internacionalmente.

Os materiais que imitam pedra que mais se assemelham ao material original em termos de textura e temperatura são as cerâmicas, portanto devem ser utilizadas quando o enfoque é o realismo.

A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

Painita. Até muito recentemente, a painita era sem dúvida a pedra preciosa mais rara do mundo.

Conheça as pedras mais bem avaliadas do mundo

  1. Diamante azul (US $ 3,9 milhões por quilate)
  2. Jadeíta (US $ 3 milhões por quilate) ...
  3. Diamante rosa (US $ 1,19 milhão por quilate) ...
  4. Ruby (US $ 1,18 milhão por quilate) ...
  5. Esmeralda (US $ 350 mil por quilate) ...
  6. Alexandrita (US $ 70 mil por quilate) ...
  7. Musgravite (US $ 35 mil por quilate) ...

As diferenças visuais entre a zircônia e o diamante
A distinção mais evidente é o brilho mais intenso do diamante. A gema preciosa também possui um tom amarelado ou amarronzado, já que a versão incolor é rara. Por fim, a pedra brilhante apresenta pequenas imperfeições em sua superfície.

O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade.

Cristal é uma pedra transparente ou semi transparente que existe em abundancia na natureza na extraçao nos garimpos ela se da em forma de pontas naturalmente sextavadas, podemos dizer que pode encontrar o cristal em quase todo globo terrestre, mas vejamos direito cristal não é uma pedra e sim um termo usado para itens ...

Caso a pessoa queira muito, há opções melhores como: investir num porcelanato de boa qualidade, para imitar o carrara ou quartzo mesmo, que é uma pedra fabricada.

CRISTAL-DE-ROCHA - o quartzo incolor é chamado de cristal-de-rocha. Como a palavra cristal não designa nenhum mineral específico e pode se aplicar a muitas gemas (há cristais de ametista, cristais de granada, cristais de diamante, etc.), não chame o quartzo incolor, de cristal apenas, diga cristal-de-rocha.

Alguns cristais que não podem ser lavados com água: apofilitas, pirita, bauxitas, bornita, cassiterita, enxofre, hematita, turmalina negra, galena, selenita, hematita, lápis lazuli, calcita, malaquita, howlita, turquesa e cianita.

Cristais como: Ametista, Água-marinha, Citrino, Fluorita, Quartzo rosa e Quartzo esfumaçado, por exemplo, perdem a cor se passarem muito tempo expostos ao sol, então, se for energizar algumas dessas pedras no sol, deixe por 30 minutos nas primeiras horas da manhã.

Teste a temperatura
Um cristal falso estará perto da temperatura corporal humana e um verdadeiro estará mais frio. A forma mais fácil de identificar é ter à mão um cristal verdadeiro e colocar no centro da testa e repetir com o cristal a testar. Se for mais "quente" será falso.

Para verificar se uma pedra preciosa é verdadeira ou não, é preciso submetê-la à avaliação de um gemólogo que seja um perito avaliador. Este profissional deverá ter as qualificações e experiências necessárias para averiguar aquilo se pretende atestar.