Como saber se você é uma pessoa inteligente?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

Normalmente, quem tem a inteligência acima da média reconhece quando não sabe ou não domina algum assunto. São pessoas curiosas que estão sempre buscando a aprender algo novo. Gostam de perguntar, questionar, pesquisar, observar e ouvir o que os outros têm a dizer, visando desenvolver novos conhecimentos e habilidades.

5 hábitos para ser mais inteligente

  1. Mantenha a calma. Pensar antes de tomar qualquer atitude impulsiva é fundamental. ...
  2. Saiba enxergar o lado do outro. Em qualquer história, sempre haverão 3 lados. ...
  3. Assuma seus erros. ...
  4. Nunca se julgue o melhor. ...
  5. Seja organizado e cuidadoso.
  • Inteligência espacial. A inteligência espacial está vinculada com a habilidade de perceber semelhanças em formas espaciais e relacioná-las. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

O resultado mostra que a vida nem sempre é fácil para quem é muito inteligente. Do ponto de vista psicológico, eles têm 285% mais chances de desordens de humor; 242% mais chances de crise de ansiedade; 239% de déficit de atenção; 530% mais chances de doenças dentro do espectro de autismo.

Nem tudo é tão incrível nem tão simples para uma pessoa ou uma criança com altas capacidades intelectuais. Ninguém lhes explicou como usar esse cérebro tão sofisticado, tão ávido por informação e produtivo em ideias. Na verdade, a realidade se complica muito mais para as pessoas com Q.I. maior que 180 pontos.

O psiquiatra Jeremy Coplan estudou pacientes com transtornos de ansiedade e descobriu que as pessoas com sintomas mais intensos tinham um QI mais alto. Outros estudos mostram que maiores pontuações em testes de QI são de pessoas com altos níveis de ansiedade.

Existem diversos testes na internet que ajudam a descobrir qual tipo de inteligência predomina em você. Eles consideram algumas características da sua personalidade e com quais áreas do conhecimento você apresenta maior facilidade. Também é possível fazer um acompanhamento com um profissional, como o psicólogo.

Muito talentosa, o QI da atriz e cantora é de 154.

Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

Veja as atitudes que pessoas inteligentes adotam no cotidiano

  • 1) Elas pensam antes de falar. Leia também. ...
  • 2) Ouvem mais do que falam. Pessoas inteligentes sabem que elas têm dois ouvidos e uma boca, por isso, se comportam de forma proporcional. ...
  • 3) São autoconscientes. ...
  • 5) Argumentam consigo mesmas.

5 alimentos para memória e inteligência

  • Cereais integrais. Os cereais integrais são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. ...
  • Chocolate meio amargo. A cultura popular já recomendava o consumo de chocolate na hora de uma prova para melhorar a concentração. ...
  • Maçã ...
  • Salmão. ...
  • Gengibre.

Ser inteligente significa desenvolver e aprofundar os conhecimentos e as habilidades. Ser sábio significa compreender como utilizar tudo isso adequadamente, com vistas à felicidade do indivíduo e de quem estiver ao seu redor.

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

A inteligência humana parece não ter limites, o que leva muita gente a tentar aumentá-la com jogos de memória, ;ginástica cerebral; e, até mesmo, substâncias químicas. Enquanto, contudo, o saber pode continuar a ser adquirido ao longo de toda a vida, isso não acontece com a inteligência.

Detentor de várias conquistas acadêmicas, Caio Temponi foi aceito no seleto grupo de sociedade de alto QI.