Como sai a cera do ouvido com cerumin?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Tampar o ouvido com um pedaço de algodão limpo e seco; Permanecer deitado por cerca de 5 minutos, com o ouvido afetado para cima, para uma melhor ação do Cerumin; Sentar e deixar o excesso de gotas escorrer, podendo-se limpar com um algodão limpo e seco; Lavar as mãos com água e sabonete neutro.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? CERUMIN® Solução otológica contém o ingrediente ativo trolamina que saponifica (reação química que facilita a solubilização) a cera, e hidroxiquinolina que atua como fungistático (elimina fungos) e desinfetante. Estas duas substâncias auxiliam na remoção de secreção do ouvido.

7 dias

Não existe dose tóxica para o cerumin. O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Cera preta: Caso ela esteja apresentando uma cor escura (preta) pode significar que há uma proliferação de fungos no local. Além da cor, coceiras podem surgir e um profissional deve ser procurado para que o problema não piore; Cera branca: Isso indica que seu organismo está precisando de vitaminas.

É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar. Olá! Após a lavagem alguns casos podem evoluir para otite externa, gerando edema (inchaço) no conduto auditivo, ocasionando desconforto.

Prezado internauta, como o cerume amolece mais com o calor, quando se aquece o cerumin o efeito da medicação é melhor. Não deixe muito quente e só use depois de um médico ter avaliado para ter certeza que é mesmo cerume.

Embora o cerume seja necessário para proteger o canal auditivo, quando há um excesso dele é possível que ele seja prejudicial à saúde. Normalmente, essa situação passa despercebida pelas pessoas e não apresenta riscos. Contudo, em alguns casos ela pode levar ao surgimento de sintomas desconfortáveis.

Cerumin® solução otológica deve ser utilizado exclusivamente nos ouvidos. O contato com os olhos e a pele pode causar irritação. Em caso de contato, lavar o local com água em abundância.

O Cerumin é um remédio indicado para desentupir o ouvido, ajudando a remover o excesso de cera, pois possui duas substâncias na sua composição, a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos, e a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante.

O cerumin é utilizado para amolecer o cerume e facilitar a lavagem dos ouvidos! Se ja fez a lavagem e ja resolveu o caso, nao precisa continuar usando o cerumin!

A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução.

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.