Como saldar Oyá?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Saudação: Epahhey ,Oia!

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum.

Saudação: Epahei! O maior e mais importante rio da Nigéria chama-se Níger, é imponente e atravessa todo o país.

Oração para Iansã
Com sua espada, permita que eu triunfe sobre todos os que me querem mal, afastando de mim todos os inimigos velados e inimigos declarados. Minha Mãe guerreira, me dê forças para a busca dos meus objetivos, para a minha melhora material e espiritual.

Ó gloriosa Mãe guerreira, dona das tempestades, Proteja minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Yansã: Coral, que proporciona alegria e sensualidade e combate negatividade.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Ijexá : Toque para o Orixá Oxum. Ilu: Toque para o Orixá Oiá

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Cores: Marrom, vermelho, rosa e branco. Símbolos: iruquerê, espada de cobre.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena.

Continuar lendo Como saldar a cigana?