Como salvar sua vida financeira?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Dicas para melhorar sua vida financeira

  1. Guarde uma parte de tudo aquilo que você ganha. ...
  2. Pague a você mesmo primeiro. ...
  3. Tenha um orçamento de gastos e siga-o. ...
  4. Dinheiro é um assunto de família. ...
  5. Não caia na tentação de querer fazer fortuna do dia para noite.

Comece criando uma lista de objetivos pessoais e cultivando uma mentalidade positiva se quiser aproveitar sua nova vida ao máximo. Aprenda mais sobre economia e hábitos de consumo, e arrume um emprego para obter uma renda adicional — você também poderá contar com a ajuda de amigos e familiares, se necessário.

Afinal, como organizar vida financeira?

  1. Avalie o ano que se passou.
  2. Quite as suas dívidas.
  3. Entenda o seu orçamento.
  4. Adapte o seu padrão de vida.
  5. Faça um planejamento financeiro.
  6. Atente-se aos gastos de fim de ano.
  7. Poupe uma parte da sua renda.

Seja um investidor e multiplique seus bens: “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado” - Mateus 25:29.

Evite as dívidas – Pv 22:7
“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Quando contratamos um empréstimo, estamos em dívida com alguém. Seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo um parente. E por vezes nos tornamos servos dos nossos credores.

10 atitudes para transformar seu fracasso em sucesso financeiro

  1. Agradeça (de verdade) pelo que já possui. ...
  2. Enxergue suas finanças como prioridade. ...
  3. Encare suas dívidas com coragem e humildade. ...
  4. Crie um plano para lidar com as dívidas.

Como fugir do endividamento

  1. Corte gastos desnecessários.
  2. Não faça novas contas.
  3. Economize onde puder.
  4. Tente guardar um pouquinho de dinheiro todos os meses.
  5. Controle seu orçamento: saiba quanto você ganha e quanto gasta todo mês.

Uma boa forma de conseguir morar sozinho quando se tem pouco dinheiro é fazendo as contas já mencionadas, mas também fazendo muita cotação. Sabe o que isso significa? Que você deve pesquisar o preço de tudo, tudo mesmo. Desde o valor do frete da mudança, dos eletrodomésticos e até das compras do mercado.

Assista | PLANILHA DE GASTOS: como fazer seu controle financeiro

  1. Coloque o orçamento em dia. Nessa etapa, vai ser preciso pensar em corte de despesas. ...
  2. Pague ou negocie as dívidas. ...
  3. Troque de dívidas. ...
  4. Busque uma renda extra. ...
  5. Faça uma reserva de emergência.

Dicas para melhorar a saúde financeira

  1. Cuide do orçamento. ...
  2. Quite suas dívidas. ...
  3. Foque na temporariedade. ...
  4. Invista em educação. ...
  5. Tenha um seguro.

A saúde financeira diz respeito aos hábitos e comportamentos com os quais lidamos com o dinheiro. Possui uma vida financeira saudável a pessoa que tem suas finanças equilibradas, que consegue arcar com seus gastos essenciais, despesas não essenciais e está preparada para lidar com gastos não previstos.

4 dicas para fugir do pesadelo do endividamento

  1. Tenha uma vida financeira organizada. Conheça o fluxo do seu dinheiro, quanto entra (salário, bônus, renda extra e outros) e quanto sai (contas da casa, compras e lazer). ...
  2. Respeite o seu orçamento. ...
  3. Pague as contas em dia. ...
  4. Não parcele a fatura do cartão de crédito.

Qual o negócio mais lucrativo do Brasil em 2022? A aposta de pequenos negócios que dão lucro para o ano são as franquias; o segmento de Casa e Construção; os setores de alimentação e de vendas digitais.

Salmo 15 - Para resolver vida financeira complicada
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. A cujos olhos o réprobo é desprezado. mas honra os que temem ao Senhor. aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá). Para que se conheça na Terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra (Selá). Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.

Você atrasa o pagamento de suas contas com frequência
Se suas contas vivem atrasadas, este é um sinal de que sua saúde financeira não vai bem. Tente controlar seus gastos e ganhos para descobrir o porquê da dificuldade em cumprir os compromissos.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

Priorize as dívidas mais caras
Ou seja: as dívidas mais caras são pagas primeiro e as mais baratas depois. No entanto, é importante entender que uma dívida mais cara não é aquela que, necessariamente, tem o maior débito, mas aquela em que você paga mais juros. Afinal, os juros são a remuneração do credor pela dívida.

A falta de um bom planejamento é a causa principal do descontrole financeiro. Isso porque grande parte das pessoas muitas vezes não entende como chegou naquela situação. Fazer o planejamento das finanças é pensar e analisar quais são as receitas e as despesas pessoais.

Embora muitos brasileiros acreditem que ter dinheiro parado na conta corrente é interessante, essa não é uma prática indicada. Ter dinheiro parado na conta representa, na verdade, uma perda. Pois, mesmo se for pequena, a inflação reduz o poder de compra daquele recurso ao longo do tempo.