Como são classificadas as idades?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 19 votos

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias: Jovens - Indivíduos de até 19 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos; Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Análise das pirâmides etárias
As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha. O lado esquerdo do gráfico representa a população masculina, enquanto o lado direito representa a população feminina. Topo: representa a população idosa.

O destaque fica com a parcela de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Em 2021, esse grupo representou cerca de 14,7% da população nacional. Há dez anos, era 11,3%.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:

  • Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
  • Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
  • Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Evolução da Pirâmide Etária Brasileira
Atualmente, menos de 40% dos brasileiros são jovens, e mais de 10% são idosos. Estima-se assim que o Brasil terá uma pirâmide etária semelhante a da França em no máximo 40 anos.

No Brasil, o órgão responsável pela classificação etária em produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos e aplicativos é a Secretaria Nacional de Justiça (Senanjus), que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal.

De acordo com o Estatuto da Juventude, são considerados jovens aqueles que têm idade entre 15 e 29 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.

As Pirâmides Etárias são gráficos que apresentam a quantidade da população de determinado país em relação as faixas etárias da mesma, separada por gêneros. Pode ser representada pelas faixas etárias de jovens (de 0 a 19 anos) na base, adultos (de 20 a 59 anos) na área central e idosos (acima de 60 aos) no topo.

Uma pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos em barras horizontais de grupos de idades separados por sexo. As partes mais inferiores da pirâmide representam os grupos mais jovens em termos de faixas de idade, ao passo em que as suas partes superiores representam a população idosa.

A Pirâmide Etária é um gráfico que mostra a distribuição da população de uma determinada região de acordo com a faixa etária e o sexo. Através dela podemos observar a dinâmica populacional no que diz respeito a indicadores como a expectativa de vida, a taxa de natalidade e a mortalidade.

O que é melhor para o país: ser “jovem” ou “velho”? Não é vantajoso para qualquer país ser muito jovem e, muito menos, ser muito velho. Isso se explica pelo fato de a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA) situar-se em faixas intermediárias de idade.

Principais informações sobre o município. Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Isso representa um aumento de três meses em relação a 2018 (76,3 anos). A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos.

A proporção de centenários no Reino Unido atingiu um recorde em 2020 e a tendência é que esse número só cresça daqui em diante. No Brasil, segundo o último Censo do IBGE, em 2010, havia quase 24 mil centenários.

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.

Atualmente, há mais jovens do que idosos no Brasil: são 19,9 milhões de idosos e 44,5 milhões de jovens. Os que têm 65 anos ou mais de idade representam 9,2% da população, enquanto que os jovens são 21,9%.

Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, tais como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).

São 12,7 milhões nessa situação.

A grosso modo, que o pico sexual ocorre aos 20 e poucos, o auge da forma física aos 30 e poucos, a mente aos 40 e 50 e a felicidade aos 60. Mas isso são apenas médias, e cada pessoa tem uma trajetória diferente. Por isso, o mais importante é reconhecer que a idade traz doses parecidas de altos e baixos.