Como são os filhos de Iansã com Oxossi?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

São os filhos mais quietos dos orixás. Assim, eles não costumam externar as suas emoções, mantendo sempre a mesma feição estando alegres ou aborrecidos. No entanto, os filhos de Oxóssi não são pessoas insensíveis. Eles só preferem guardar os sentimentos para si.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Filhos e filhas de Iansã parecem que têm um comichão invisível, uma vontade irrefreável de fazer algo, de fazer mais, de criar. Não ficam 'de boa' quase nunca… Inteligentes, altruístas e vaidosos. Sua presença é sempre notada, pois sempre se destacam por algo diferente ou por trazerem uma novidade.

Yansã atua na Linha da Justiça ao lado de Xangô, e também na Linha da Lei ao lado de Ogum. Com Pai Xangô, Ela forma uma Linha polarizada ou mista Justiça/Lei, na qual Ele atua pelo elemento Fogo e Ela atua pelo elemento Ar.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas. Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda.

Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu ...

Na linha dos Caboclos de Oxóssi estão as seguintes divindades (Caboclos e caboclas): Aimoré, Pena Branca, Cabocla Jurema, Sete Flechas, Sete Encruzilhadas, Urubatã, Cabocla Jacira, Sete Estrelas da Jurema, Junco Verde, Japiassu, Boiadeiro, Pena Dourada, Rei da Mata e outros.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Características dos filhos de Iansã
São pessoas livres, que amam a natureza e adoram viajar. São extrovertidos e gostam de se divertir com os amigos. Geralmente, são autoritários, mas poderosos. Não aceitam ser desafiados e intimidam seus inimigos com o dom da fala.

Orações para Iansã
"Ó gloriosa Mãe Guerreira, dona das tempestades, Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos, Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada, E que não se apossem da minha luz.

Guia de Proteção para Iansã, Protetora de Sagitário
Contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo.

Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Mais tipos de Iansã – Oyá: Akaran, Tiodô, Leié, Oniacará, Arira,Bagbure, Bamila, Gunán, Kedimolu, Kodun, Luo eró ossaim, Onisoni, Sinsirá, Sire, Yapopo, Petu, Biniká, Filiaba, Bagan, Seno.

A Orixá Iansã é representada com uma alfange (foice), a calda de um animal nas mãos e o chifre de um búfalo na cintura. Nas crenças do Candomblé, foi esposa de Ogum e posteriormente, de Xangô.