Como se brinca de Moça Bonita?

Perguntado por: dguedes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Duas crianças "trilham" (batem) a corda para uma terceira pular. Quem gira a corda canta os versos abaixo. Depois da música, as crianças continuam trilhando e contando: um, dois, três, quatro... até quem pula errar.

As regras são fáceis: todos os participantes, com exceção de uma criança, ficarão sentados, formando um círculo. A criança que ficou de fora da roda será o "pegador". Com um lencinho nas mãos ele caminhará lentamente em volta da roda enquanto os demais cantam a cantiga.

Os participantes devem estar em círculo, podem estar sentados ou em pé. Todos podem cantar juntos a música, enquanto passam a batata para a pessoa que está ao lado. Quando a música terminar, quem está com a batata na mão, sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último.

Pique em que o participante, para não ser apanhado, tem que gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir os que já tenham sido ditos. Quem for alcançado e não atender a essa norma será o pegador da vez seguinte.

Funciona assim: elas fazem uma roda e sentam; o “ganso” vai andando, tocando com suavidade na cabeça dos amigos e dizendo: "Pato, pato, pato, ganso!". A criança tocada quando é dito "ganso" tem que levantar e correr atrás do outra, ao redor da roda.

A pessoa em pé esconderá o objeto atrás de alguém e, ao dizer que podem olhar, a criança com o ovo choco atrás dela deverá correr em círculo para pegar o colega que estiver em pé. Por sua vez, este deverá sentar no lugar da que levantou e a brincadeira será iniciada novamente.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar "alerta" as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.

Escolha um local adequado
O campo de batalha nem sempre costuma ser pensado com antecedência. Por vezes, o próprio quarto se torna o espaço para a guerra de travesseiros. Em pouco tempo, a movimentação ganha obstáculos entre os móveis e o ato de subir e descer da cama acontece.

Jeito de brincar
Duas pessoas batem a corda e a terceira fica no meio, pulando e cantando os versos abaixo. Quem segura a corda vai aumentando e diminuindo a velocidade. Ganha quem demorar mais para errar (ou tropeçar).

CORRE COTIA É UMA BRINCADEIRA DO TIPO "PEGA-PEGA COM CIRANDA" E É TÍPICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. NINGUÉM SABE AO CERTO QUEM COMPÔS A CANTIGA, E NEM COMO A BRINCADEIRA SURGIU, MAS SABE-SE QUE É JOGADA HÁ MUITOS ANOS, DESDE OS TEMPOS DOS AVÓS DOS NOSSOS AVÓS.

Uma pessoa é o pegador. Ela deve dizer: “Elefante colorido”. Os demais jogadores respondem: “Que cor?” O pegador diz uma cor e corre para pegar os demais.

Esse jogo pode ser realizado dentro de sala de aula ou em espaços menores. Um pegador tem seus olhos vendados. Depois de girar o corpo em torno de si mesmo algumas vezes, tenta pegar os demais. Aos demais, cabe apenas tentar fugir e tentar confundir o pegador.

O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.

Jeito de brincar
Uma criança do grupo é escolhida para ser a mamãe, e os outros participantes são os filhos. A mãe faz polenta e deixa esfriar enquanto vai à missa. Enquanto a mãe está rezando, as crianças pegam a chave da mão dela e vão para casa comer polenta.