Como se chama a vegetação formada por musgos líquens e umas poucas plantas rasteiras?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A tundra é um bioma localizado em áreas de alta latitude, no extremo norte do planeta, em regiões como o Canadá e a Rússia. A vegetação da tundra é marcada pela presença de espécies vegetais de pequeno porte, como musgos e líquens.

Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Em algumas tundras existem árvores dispersas.

Quais são os tipos de vegetação? Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, taiga, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de altitude e vegetação mediterrânea.

Vegetação rasteira (gramíneas e herbáceas), sem árvores. Formação que ocorre ao longo dos cursos d'água, apresentando árvores com copas que se destacam das demais e também árvores dominadas.

Tundra. Trata-se de um tipo específico de vegetação do continente americano, característico das regiões mais ao Hemisfério Norte. A Tundra se localiza no extremo Norte, onde predomina o clima polar. Suas características são vegetação baixa e rasteira, composta de musgos, líquens.

Savana. Características: reúne uma cobertura vegetativa predominantemente rasteira (gramíneas, ervas, arbustos), embora apresentem também algumas árvores esparsas. Esse tipo de vegetação é comum em regiões de clima tropical e topografia plana.

A taiga é um bioma localizado no Hemisfério Norte do planeta, em países como Estados Unidos, Canadá e Rússia. É uma vegetação típica de clima frio, com elevado grau de adaptabilidade climática, em razão das temperaturas extremas. Esse bioma é conhecido pela homogeneidade das suas espécies vegetais.

Vegetação da Taiga
A cobertura vegetal da Taiga é bastante homogênea e composta predominantemente por árvores pertencentes às espécies de coníferas. Por esse motivo, é comum que encontremos esse bioma sendo referenciado como floresta de coníferas.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos. O Pantanal é um complexo de formações vegetais que abriga florestas e campos.

A Tundra é marcada pela ausência de árvores e predominância de vegetação de pequeno porte, enquanto a principal característica da Taiga é a sua vegetação homogênea e densa formada pela floresta de coníferas, como abetos, pinhos e cedros.

A Amazônia é a principal vegetação do Brasil. Ela ocorre em zonas de clima equatorial, que possuem um elevado volume de chuvas. A Mata Atlântica é um bioma presente em grande parte da costa litorânea brasileira. Ela é considerada a vegetação mais devastada do Brasil.

O termo vegetação se refere a todas as variedades de vida vegetal em um determinado espaço geográfico. Apesar de pouca vegetação nativa permanecer intocada no planeta, sabe-se que elas são influenciadas diretamente pelo clima.

O Bioma Pampa é caracterizado por ter uma vegetação rasteira composta por gramíneas e arbustos.