Como se chama descendente de italiano?

Perguntado por: abarros2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os descendentes de italianos, também conhecidos como oriundi, são pessoas nascidas fora do território italiano e que possuem ascendência italiana.

Consulte a sua certidão de nascimento, nela você irá encontrar o nome dos seus pais e os nomes de seus quatro avós. Suponhamos que você tenha uma pista que a sua ascendência italiana venha do lado do seu pai. Comece sempre pela linha que você suspeita que tenha origem italiana.

Os italianos são uma etnia da Europa Ocidental, primariamente associados à língua italiana. São um grupo étnico que vive predominantemente na Itália e, através da emigração italiana, em países como Brasil, Argentina, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, França, Uruguai, Canadá e Austrália .

Para o reconhecimento é preciso comprovar por meio de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito) a linha direta com o ancestral italiano nascido na Itália (dante causa/antenato) até chegar nos requerentes interessados, seja de linha Paterna ou Materna.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Quando alguém descende de italiano, devemos dizer que tem ascendência italiana, pois seus ascendentes, ou seja, seus pais ou outros antepassados, são italianos. Ao dizer que alguém temdescendência italiana, o que se afirma é que seus descendentes, isto é, seus filhos ou netos, são italianos.

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados. Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Características físicas
60,14% tem cabelos castanhos; 31,06% tem cabelos pretos; 8,21% tem cabelos loiros; 0,57% tem cabelos ruivos.

Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália. Um sobrenome muito comum na Itália, na Galícia (região da Espanha) e no Brasil. É um sobrenome bonito que carrega o significado de "corajoso" ou "bravo".

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações. É o que chamamos cidadania italiana jus sanguinis, o direito por sangue à cidadania transmitida, por lei, do antenato italiano a todos os seus descendentes em linha reta.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

A Itália é um dos países mais ricos em dialetos, possuindo mais de 11.000 variantes do Italiano formal.

Níveis dos cursos
'Iniziante” – nível A1. “Basico” – nivel A2. “Intermedio” – nível B1. “Avanzato” – nível B2/C1.

A forma moderna do italiano surgiu do dialeto falado na Toscana e foi oficializada como idioma da Itália durante o século XIX. O italiano é um idioma de origem latina, mais precisamente originada do dialeto falado na Toscana (região central da Itália).

Segundo a Constituição Italiana, os descendentes de italianos nascidos em território estrangeiro e mesmo que não tenham sobrenome italiano, são também cidadãos italianos desde o nascimento. Veja o exemplo abaixo: Na figura acima, o Giuseppe Ferrari é o italiano que transmite a cidadania para o Paulo Silva.

Cidadania italiana por descendência
A comprovação da ligação familiar é feita por meio da apresentação de diversas certidões (como nascimento, casamento e óbito) desde o antenato italiano até a geração do requerente (quem faz o pedido).

Como saber se você é descendente de italiano

  1. Buscar pelo sobrenome. Muitas vezes nem é preciso ir longe para descobrir mais sobre a sua história. ...
  2. Conversar com parentes e levantar o histórico da família. ...
  3. Procurar documentos nos cartórios. ...
  4. Fazer pesquisa em sites específicos. ...
  5. Veja também: