Como saber se você é descendente de português?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Você deve analisar as certidões de nascimentos e, também, de casamentos, pois eles são sempre requisitados no processo de cidadania portuguesa. Além disso, é por meio deles que se pode descobrir sua descendência de um nacional português.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Descendência portuguesa: Como saber se você a tem?

  1. Busque pela sua árvore genealógica. ...
  2. Busque informações em cartórios. ...
  3. Há sites que auxiliam na busca de imigrantes com descendência portuguesa no Brasil.

Você conhece a origem do seu sobrenome? No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

É possível solicitar a cidadania portuguesa a uma pessoa que nasceu em uma ex-colônia portuguesa, mas o requerente precisa ter nascido antes da Proclamação da Independência deste país, ou seja, enquanto este país ainda pertencia à Portugal. Além disso, para requerer, é preciso ser filho ou neto de um cidadão português.

Gostava de saber se tem sangue real? Não é preciso fazer um teste de ADN ou uma pesquisa exaustiva na Torre do Tombo. Basta fazer uma visita ao Palácio Nacional de Sintra e apreciar uma das suas salas. O rei Dom Manuel I reuniu todos os brasões e insígnias existentes no reino.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Moreno vem de mouro - nome que os espanhóis e outros europeus davam aos habitantes de todo o norte da África, excluindo o Egito. Reinos islâmicos desses povos dominaram a Península Ibérica entre os séculos 8 e 15, de forma que mouros eram uma visão bastante comum em Portugal e na Espanha medievais.

61% dos brasileiros veem Portugal como um país com oportunidades de melhorar de vida, enquanto 5% dos portugueses enxergam o Brasil assim. Além disso, 6% dos brasileiros consideram as terras portuguesas um bom local para morar, enquanto 2% dos cidadãos portugueses consideram o Brasil um bom local para morar.

Brasil e Portugal: países interligados por semelhanças culturais, econômicas, sociais e tradições. As duas nações compartilham a mesma língua e tradições, sendo parte do mundo lusófono. Pela ligação histórica entre os dois territórios, Portugal é chamada de "pátria mãe" do Brasil.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

Um dos sites mais avançados para a busca de informações para encontrar as origens e o sobrenome, é o MyHeritage. São 105 milhões de usuários no mundo todo, 2,5 bilhões de árvores genealógicas, 9,7 bilhões de registros históricos e 42 idiomas diferentes. O site disponibiliza um recurso chamado “DNA Matching”.

Como funciona? Por ser um teste genético, o meuDNA Origens é, sim, um exame de DNA. Mas diferentemente de um teste de paternidade, que diz se duas pessoas têm ou não vínculo biológico, o meuDNA Origens identifica de onde vieram seus ancestrais comparando seus genes com os de 88 populações ao redor do mundo.

Ascendência portuguesa quer dizer que o indivíduo tem origem de uma linha de gerações anteriores. Ou seja, ascendência é relacionada aos pais, avós, bisavós. Ou então, podemos dar o exemplo: “ele tem ascendência portuguesa do seu pai, o seu ascendente, o seu progenitor”.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

Você também pode partir para a pesquisa em cartórios de registro civil de pessoas naturais, responsáveis pelas certidões de nascimento, casamento e óbito.

Sites específicos para busca de imigrantes
Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como a Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre os seus antepassados.