Como se chama laranja na Bahia?

Perguntado por: iescobar4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A laranja Bahia é uma variedade de laranja bastante conhecida e produzida no Brasil. Caracterizada pela casca grossa e a ausência de sementes no seu interior, ela também é conhecida como laranja-da-baía ou laranja-de-umbigo.

Laranja-da-Bahia (também escrita laranja-da-baía, e conhecida também como laranja-Bahia e laranja-de-umbigo) é um cultivar de laranja.

Laranja - Citrus sinensis - Jardineiro.net.

A entidade aponta que há mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.

A variedade Bahia é a ideal para saladas por não possuir sementes. Sua casca apresenta cor amarela intensa, constituída de uma espécie de ponte acentuada, chamada de umbigo. Já a laranja-lima apresenta sabor suave e doce, bastante aceita por crianças por não ser ácida.

  • Laranja Bahia. A Laranja Bahia também é conhecida como laranja-de-umbigo por apresentar um “umbigo” no fruto, do lado contrário do pedúnculo. ...
  • Laranja Pêra Rio. A Laranja Pêra Rio tem um formato mais alongado. ...
  • Laranja Natal. ...
  • Laranja Valência. ...
  • Laranja Folha Murcha. ...
  • Laranja Charmute. ...
  • Laranja Lima Verde ou Laranja Lima.

Introduzida no Brasil pela Embrapa Clima Temperado, a laranja Cara Cara é uma laranja de umbigo, sem sementes e de polpa vermelha. É uma cultivar de mesa voltada para as regiões de clima temperado, onde sua coloração fica mais intensa, o que promete chamar a atenção do mercado.

Laranja-Bahia
Popularmente conhecida como laranja-de-umbigo por possuir uma pequena saliência em sua casca, que é super alaranjada. Elas não possuem sementes e podem ser consumidas ao natural ou como acompanhamento em pratos tradicionais como a feijoada.

A laranja Pera também é uma variedade nacional. É menor que as demais e possui sabor doce e agradável. Ideal para o preparo de sucos. Também é chamada de “laranja pera rio” ou ainda “laranja pera do rio”.

Baianinha também conhecidas como laranjas-de-umbigo por apresentar um “umbigo” no fruto, do lado contrário do pedúnculo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é bem amarela, a polpa suculenta e sabor ácido e adocicado. Contém bastante vitamina C.

Laranja Bahia
Conhecida em algumas partes do Brasil como umbigo, por causa de em um dos lados apresentar a característica de um “umbigo”, essa laranja possui sabor ácido e doce ao mesmo tempo, tem a polpa bastante suculenta e é ingerida mais como fruta.

A laranja kinkan, também chamada de mini laranja e kumquat, é uma laranja pequena e sabor mais doce em comparação com outros tipos, apesar de ainda ser considerada uma fruta cítrica.

O termo laranja é utilizado para designar indivíduos empregados na ocultação de bens ilícitos ou de origem incerta. Os chamados “laranjas”, jargão da área policial, emprestam seu nome a alguém para o fim de ocultar bens de origem ilícita ou incerta.

laranja-pera

A laranja-pera se destaca por ser a queridinha dos brasileiros no consumo cotidiano. Ela é ideal para sucos e para consumo in natura e é pequena, ligeiramente alongada e tem poucas sementes, por isso vai bem na salada de frutas ou como acompanhamento da tradicional feijoada.

Segundo o laudo emitido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), o principal diferencial da laranja de Tanguá é a doçura elevada. As laranjas consideradas doces têm de 10 a 12 brix (escala para aferir a doçura de frutas).

laranja caipira também pode ser conhecida como laranja comum o laranja até vermelha ou laranja sangue. mas não é causar anja sanguínea que é bem vermelho por dentro essa é uma laranja que já está entrando em extinção.

A laranja é um fruto originário da Ásia, mais precisamente da região situada entre a Índia e o Sudeste asiático. O seu cultivo ter-se-á iniciado há cerca de 7000 anos, presumindo-se que os primeiros pomares de laranjeiras se desenvolveram no primeiro milénio, na China.

Laranja-pera
Como se adapta a diferentes climas, essa é a variedade de laranja mais produzida e consumida no País. Costuma ser menor que os demais tipos e com gosto bem adocicado, o que a torna a preferida para fazer suco.

A laranja-baía ou laranja-de-umbigo não apresenta sementes, tem uma casca bem amarela e polpa suculenta, adocicada a levemente ácida.

Benefícios: Alimento rico em vitaminas, principalmente a C e a A, bem como antioxidantes (Flavonoides - Hesperidina), minerais como Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Ácido Fólico e Ferro. Contém fibras, pectina que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.

Cerca de 80% da produção cítrica baiana é da variedade pera, mas também é produzida a laranja-baía. Cerca de 70% dos pomares baianos estão localizados no litoral norte do estado, em uma região fronteiriça com Sergipe — estado que responde por 2,1% da produção brasileira da fruta e ocupa a quinta posição no ranking.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?