Como se chama o medo de trovão?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A Astrofobia é o medo compulsivo de relâmpagos, muitas vezes confundida com a Fobofobia que é o medo compulsivo da imensidão do espaço, a astrofobia é um medo de ver relâmpagos ou ouvir trovões.

6 – Fobia de espelhos e de se olhar no espelho: Eisoptrofobia. A célebre frase da Rainha Má no conto de fadas “A Branca de Neve”, “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” jamais seria dita por quem tem eisoptrofobia.

A talassofobia é o medo do mar. Como qualquer outra fobia, é um transtorno de ansiedade, e difere da aquafobia, que é o medo da própria água. A talassofobia pode se concentrar em corpos d'água que parecem vastos, escuros, profundos e perigosos.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Por exemplo: ouça gravações de dilúvios com fortes trovões, de vez em quando, mas apenas se o céu estiver limpo. Ter esse costume algumas vezes por semana ajudará a reduzir o medo. Outra opção é assistir vídeos de tempestades, desde que os sons não o deixem muito incomodado.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

O próprio corpo pode emitir sinais de alerta: a pele coçando e os pelos arrepiados podem ser sinais que um raio está perto de cair. Neste caso, os bombeiros orientam que o procedimento correto é se ajoelhar e se curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.

2 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.

Genufobia: aversão a joelhos
Do latim genu (joelho), é por vezes (tal como a maioria das fobias) espoletada por uma experiência negativa e traumática, e pode ter diferentes níveis de intensidade: há quem só não aguente vê-los a descoberto ao vivo, há quem não suporte sequer vê-los em filmes ou imagens.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel..

Recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que os eletrônicos queimem. Em lugares desprotegidos e abertos, o uso de celulares e eletrônicos sem fio não aumenta o risco de ser atingido por um raio.

Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada. Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.

O Medo de Tempestade e Fenômenos da Natureza está sempre relacionado a um ou mais eventos traumáticos ocorridos em algum momento da vida. Essas memórias traumáticas ficam armazenadas em nosso banco de memórias, passando a influenciar o nosso inconsciente.

PONTO FINAL E PONTO DE INTERROGAÇÃO
O PONTO-FINAL ( . ) É USADO PARA INDICAR O FIM DE UMA FRASE DECLARATIVA AFIRMATIVA OU NEGATIVA. EXEMPLOS: TEM GENTE QUE TEM MEDO DE MONSTROS. EU NÃO TENHO MEDO DO TROVÃO.