Como é chamado o medo de ter medo?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Já ouviu falar em agorafobia? Ela é caracterizada pelo medo incontrolável de vivenciar situações que possam desencadear mais medo, sensação de constrangimento e falta de controle.

“O medo se torna uma fobia quando é desproporcional em relação ao estímulo e interfere na vida profissional, social e acadêmica, impedindo a pessoa de realizar suas atividades. Para ser uma fobia específica, o medo precisa estar relacionado a animais, objetos ou situações.

O medo é uma emoção comum e que é sentida por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O que é demofobia? A demofobia, oclofobia ou enoclofobia, é uma fobia de multidões e grande reuniões de pessoas. Como todas as outras fobias, a demofobia é um medo irracional e exagerado. Essa fobia tende a atingir pessoas tímidas e introvertida.

Monofobia é o temor de ficar sozinho(a) mesmo que por curtos intervalos de tempo. É um conceito clínico que tem características que o aproxima de transtornos de ansiedade, sendo tratável por profissional de saúde mental.

O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Muito frequente também é o medo do afogamento, esse racional, desenvolvido por pessoas que não sabem nadar.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

É o caso da agorafobia, caracterizada por sintomas como medo e ansiedade incontrolável de viver situações que fogem do controle e causam constrangimento em meio a multidões, locais abertos ou muito fechados.

Agorafobia é uma condição caracterizada pelo medo de lugares públicos. Esse temor é causado por uma ansiedade extrema relacionada a sofrer possíveis situações desagradáveis ou embaraçosas em público e ser julgado por isso. Ela costuma aparecer após um ou dois ataques de pânico.

Medo da morte. Por fim, chegamos ao que é considerado o alvo de muitas incertezas e o pior medo de todos: a morte.

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

Já ouviu falar de 'folgerfobia'? Parece ser uma palavra real, mas a Internet está dividida sobre se isso significa entrar em pânico com a ideia de tomar café ou não tomar café.

Ela é definida por psicólogos como “medo irracional de dirigir”, e é tratável como quaisquer outros tipos de fobias.

Mas de maneira geral:

  1. 1 – Enfrente o problema; ...
  2. 2 – Ensaie em frente ao espelho; ...
  3. 3 – Prepare o discurso; ...
  4. 4 – Aprenda a relaxar; ...
  5. 5 – Tente olhar para lugares diferentes na sala, não fixando em uma só pessoa;
  6. 6 – Pegar um lápis ou unir as mãos também pode ajudar a canalizar o nervosismo. ...
  7. 7 – Imagine a situação em positivo.

Aporofobia: aversão a pessoas pobres está presente até na arquitetura - 25/01/2022 - UOL ECOA.