Como se chama o Pai de Santo na Umbanda?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Babalorixá (Pai de santo): Autoridade máxima na Umbanda.

No candomblé, o sacerdote responsável pelo templo é o babalorixá (“babá“ significa pai em yorubá) ou a ialorixá (“iyá“ significa mãe). As pessoas iniciadas pelo mesmo sacerdote são irmãs. Quando o sacerdote (babalorixá ou ialorixá) morre, quem define o sucessor é o orixá por meio de um oráculo.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

O próprio título de "pai ou mãe de santo", forma em português dos termos da língua iorubá babalorixá ou ialorixá ("pai" ou "mãe" do orixá), pressupõe um alto nível de aproximação e intimidade entre o adepto e seu sacerdote.

Babalorixá é o nome que se dá para o Pai de Santo, enquanto Yalorixá se denomina as Mães de Santo.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

A hierarquia de um t erreiro é facilmente identificada: Pai-de-Santo (Mãe-de-Santo), Pai Pequeno (Mãe Pequena), Pai Menor (Mãe Menor), Cambono-chefe, Ogã, etc. O Pai-de-Santo/Mãe-de-Santo é quem dirige um terreiro de Umbanda e sua palavra tem a força da decisão.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Oxum

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

Babalorixá, conhecido como Pai de Santo, é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. No feminino, é a Ialorixá ou Mãe de Santo. É considerado a alma do terreiro, o líder de uma comunidade de resistência, responsável por tudo o que acontece no espaço sagrado, que pode guiar e auxiliar a vida dos seus Filhos de Santo.

Pai Pequeno é o mesmo que babaquequerê (Babakekerê), é a segunda pessoa na casa de candomblé. Na ausência da Ialorixá ou Babalorixá é ele que assume o comando. Está sempre presente e faz parte de todos os preceitos e obrigações.

É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule ou leve determinadas energias consigo. Além de tudo isso, podemos dizer também que realizar nossos trabalhos espirituais descalços é uma forma de representar a humildade e a simplicidade do Rito Umbandista. '

Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.

Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor. Os acessórios (como perfumes, incensos, chapéus, laços etc), significam maior eficiência no trabalho? Mais um mito.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Qualquer pessoa que esteja praticando a umbanda e tenha uma guia espiritual pode cruzar guia na umbanda. É uma prática comum entre os médiuns e frequentadores de centros de umbanda.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"