O que significa quando uma imagem de Santo quebra Umbanda?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

“Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

Outra dica para quem não tiver como depositar em algum local, é triturar a imagem e enterrá-la no seu jardim ou então enterrá-la como ela está mesmo. Enterrando a imagem você não estará faltando com respeito e ainda estará abençoando o local.

Em se tratando de devoção à Nossa Senhora Aparecida, vários relatos comprovam que ver algo ser quebrado pode levar a mudança de vida. Como o milagre vivido por um escravo, atribuído a intercessão de Nossa Senhora, reconhecido pelo Vaticano.

ter imagens de Santos dentro do quarto prejudica ou. não a sua energia, segundo o Feng Shui!

15/07/2023. Certamente, na sua casa existem objetos religiosos, como um terço, uma imagem de Santo, um crucifixo ou, até mesmo, um livro de orações. Com o tempo, esses itens podem quebrar ou se deteriorar e não mais servir para o uso. Uma atitude que requer atenção é a forma adequada e respeitosa de descartá-los.

Existe um costume muito antigo na Igreja Católica de cobrir as imagens dos santos no quinto domingo da quaresma, dia este que também é conhecido como primeiro Domingo da Paixão, sendo este o Domingo de Ramos, em que se dá o início da Paixão de Cristo, quando os ícones e imagens sacras devem ficar cobertos até a noite ...

Os cristãos podem enterrar em algum local próprio para isso ou, se for o caso, jogar em algum local com água corrente, como um córrego ou um rio”, destaca.

Tanto onde se tem o costume de se cobrir as imagens desde o início da Quaresma na quarta-feira de Cinzas ou no final do Sábado do V Domingo da Quaresma é permitido, prevalecendo assim o que for o costume daquela igreja.

No caso de uma peça de gesso ou barro, podemos tirar as feições da imagem e depositá-la na terra, em um jardim, por exemplo, enterrando-a. Não se recomenda guardar um objeto quebrado ou, tampouco, descartá-lo no lixo.

Elas remetem os fiéis a um significado íntimo e profundo, seja em um simples altar em casa, seja nas igrejas. Quando se volta o olhar para uma imagem, recorda-se que aquela pessoa, ali representada, viveu conforme a vontade de Deus e se tornou um modelo de vida e santidade.

Em áreas grandes, como em um sítio, costuma-se construir uma pequena capela ou um uma gruta para abrigar as imagens de santos, fazendo daquele lugar um canto de oração e reflexão. Há pessoas que ficam satisfeitas em colocar a imagem em uma mesa pequeno no quarto ou na sala.

Sérgio Von Helder

O bispo Sérgio Von Helder ficou famoso há 27 anos ao chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o programa "Palavra da Vida", na Record.

Quando um escapulário arrebentar, é preciso fazer a imposição sobre o novo? Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo, sem necessidade de nova imposição.

Por que um amuleto quebra ou parte ou rompe? O que se acredita é que o amuleto cumpriu o seu papel. Ao quebrar, significa que recebeu o máximo de energia que poderia receber. Logo, não pode ser boa ideia reutilizar algo que cumpriu com o seu dever e o protegeu e excedeu a carga permitida de negativismo.

devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1161).

Você pode, sim, montar um altar no seu quarto, fazer suas firmezas no cômodo onde você dorme. Nada impede que você faça isso.

Arcanjo Miguel, o guardião da casa
Arcanjo Miguel é outro guardião da casa e de seus moradores. Ele pode ser colocado na sala ou na cozinha, próximo à porta de entrada. Também é colocado nos quartos para vigiar o bom sono.

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.