Como se chama o vento que sopra da terra para o mar?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.

São eles os ventos verticais, horizontais, constantes, periódicos, locais e variáveis.

Já o vento terral é aquele que sopra da terra para a água. Ele costuma ser um vento mais “rajado” já que sopra da terra, onde há relevo, edificações e obstáculos.

Quatro grandes ventos

  • Bóreas (N), o vento norte, frio e violento; em latim Aquilon.
  • Zéfiro (O), o vento oeste, suave e agradável; para os romanos Favonius.
  • Euro (L), o vento leste, criador de tempestades; para os marinheiros romanos Vulturnus.
  • Noto (S), o vento sul, quente e formador de nuvens; em latim Auster.

De acordo com a escala de Beaufort, é considerado vento forte quando a velocidade atinge 51 a 61 km/h, ou 28 a 33 nós. Você poderá observar que o mar ficará com grandes ondulações e espuma branca em camadas.

Existem dois principais tipos: as monções e as brisas.

  • Monções: ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. ...
  • Brisas: são movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

Os nomes dos ventos segundo a sua origem

  • TRAMONTANA (vento do norte)
  • GREGAL (vento do nordeste)
  • LEVANTE (vento do leste)
  • SIROCO (vento do sudeste)
  • AUSTRO (vento do sul)
  • GARBINO (vento do sudoeste)
  • PONENTE (vento do oeste)
  • MISTRAL (vento do noroeste)

Vendaval : vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre 2 regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.

2 Brisa leve ou aragem 7,0 - 11,0 Sente-se o vento na face. As folhas das árvores são agitadas levemente. Os cataventos são acionados.

Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h.

O primeiro lugar vai para Netuno, onde a velocidade máxima do vento chega a 2.000 km/h! Na verdade, é o maior valor já observado no Sistema Solar. Depois vem Urano, com ventos de 576 km/h, enquanto os furacões polares de Saturno registram 530 km/h.

Sete Ventos traz personagens baseadas em depoimentos de mulheres negras e em Iansã, orixá feminina dos raios e ventos, relacionando ancestralidade e realidade.

" Quando Deus permite o vento soprar em nossas vidas, pode ter certeza, ainda que aparentemente seja um reboliço no final tudo volta ao lugar... Tudo é colocado exatamente no Lugar que Deus quer que esteja."

Ciclones são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica. Ciclones correspondem a centros de baixas pressão, ou seja, apresentam pressão menor que suas áreas vizinhas, gerados pela convergência dos ventos.

As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. Existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar.