Qual é o povo de origem semita que se estabeleceu em uma faixa de terra entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo.

Os fenícios foram um povo da Antiguidade que habitou o território conhecido como Levante e concentrou-se, principalmente, na região que atualmente corresponde ao Líbano.

Os fenícios dedicavam-se ao artesanato chegando a inventar o vidro transparente. Na agricultura, cultivavam olivas e vinhas, e se dedicaram especialmente à pesca e ao comércio marítimo. Não desenvolveram grandes atividades agropecuárias tendo em conta que a região que habitavam era montanhosa e pouco extensa.

Além das navegações, uma das principais características da civilização fenícia foi a invenção da escrita alfabética, que seria o modelo para as civilizações grega e romana, que influenciaram todos os idiomas europeus modernos.

Os fenícios eram povos da antiga Fenícia, atual Tunísia. Foram contemporâneos dos hebreus, império grego e império romano. Esse povo é conhecido pelo comércio, navegações e alfabeto. Os fenícios criaram estratégias de comércio muito à frente do seu tempo, fator que ajudou no reconhecimento que existe hoje.

Os fenícios se estabeleceram na região atual do Líbano e eram navegadores e comerciantes no mar Mediterrâneo. Os hebreus não desenvolveram um império marítimo e se estabeleceram na região atual da Palestina. Os fenícios eram comerciantes e navegadores pelo mar Mediterrâneo, fundando colônias por onde comercializavam.

Algumas delas foram os: Persas. Fenícios. Hititas.

Os Hebreus, Persas e Fenícios foram povos da Antiguidade. Conheça os principais aspectos históricos e culturais destes povos. A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo.

Navegar e comercializar exigiam conhecimentos complexos, como cartografia, matemática e astronomia, sobretudo à época dos fenícios (por volta de 1.200 a.C.). A partir desses conhecimentos, os fenícios sistematizaram uma escrita composta de caracteres fonéticos simplificados.

Os fenícios eram extremamente conhecidos pela habilidade na navegação e possuíam um comércio extremamente desenvolvido. Eles desenvolveram navios avançados que lhes davam condição de navegar por todo o Mar Mediterâneo.

Vassala da Pérsia, Sídon foi governada por uma dinastia nativa que mantinha estreitas relações comerciais com Atenas e que já estava helenizada, tal como provam os sarcófagos dos seus reis. Esteve sob o domínio dos Assírios, Babilónios, Persas, Gregos e Romanos.

Resposta: Colonizaram o sul da península Itálica, parte da Sicília, litoral sul da península Ibérica e norte da África.

A contribuição mais importante dos fenícios refere-se à invenção do alfabeto linear, a partir do qual todos os outros alfabetos foram derivados. A literatura desse período era escrita em papiro, mas esse material não sobreviveu aos anos devido às condições climáticas e à umidade.

Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon. Esse povo ficou extremamente conhecido na Antiguidade por ter exímios comerciantes e navegadores, produzindo as melhores embarcações de sua época e por ter mercadorias apreciadas por diversos povos.