Como se chama os fundamentos epistemológicos da ciência cognitiva?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical.

O campo dos estudos da cognição humana apresenta quatro abordagens principais, são elas: a ciência cognitiva computacional, a neurociência cognitiva, a neuropsicologia cognitiva e a psicologia cognitiva (EYSENCK; KEANE, 2017).

Ciência Cognitiva é a alcunha genérica para um conjunto de esforços interdiciplinares visando a compreender a mente e sua relação com o cérebro humano. Desse esforço fazem parte as seguintes grandes áreas: as neurociências, a psicologia, a linguística, a filosofia e a inteligência artificial.

A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...

No decorrer da construção das teorias sobre o conhecimento humano, é possível distinguir três concepções epistemológicas envolvidas no entendimento do processo de aprendizagem: o inatismo, o empirismo e o interacionismo.

Epistemologia é o ramo do saber filosófico que se ocupa da validação, estruturação e sustentação do conhecimento de uma maneira lógico racional. No sentido amplo da palavra, é uma ciência, na medida em que se ocupa de uma determinada parte da realidade para explicá-la, usando de uma série de métodos para isso.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

O Inatismo, o Empirismo e o Construtivismo constituíram as bases de um determinado campo da Filosofia que tem como objetivo investigar tanto a origem quanto a natureza, o valor e os limites do conhecimento humano. A Psicologia se baseou nesse campo, para se desenvolver enquanto ciência e estudar o comportamento humano.

Quais são as funções cognitivas mais importantes? As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

A teoria cognitiva de aprendizagem multimídia contempla os processos mentais dos estudantes sob a perspectiva dos recursos didáticos multimídia, isto é, de materiais como palavras (texto falado ou escrito) e informações gráficas ou figuras (gráficos, fotos, animações, mapas, etc.).

A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.

Tradicionalmente, valores cognitivos e não-cognitivos são mantidos separados, sem se interpenetrarem, resguardando-se a “autonomia”, “imparcialidade” e “neutralidade” da ciência.

A psicologia cognitiva é a vertente da psicologia que salienta a importância das cognições como reguladoras do comportamento humano. As cognições são todas as formas de conhecimento, ou seja, englobam o pensamento, o raciocínio, a compreensão, a imaginação e, por exemplo, o julgamento.

Os fundamentos epistemológicos da educação são um conjunto de teorias e conceitos que buscam compreender a natureza do conhecimento e sua relação com o processo educativo.

De acordo com Dancy, a epistemologia está dividida em áreas fundamentais. O filósofo determinou quatro áreas principais, sendo a análise filosófica da natureza do conhecimento; problemas relacionados ao ceticismo; afirmação e justificação do conhecimento e o alcance do saber.

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.

O objetivo é apresentar os aspectos centrais que caracterizam os três principais enfoques epistemológicos vinculados à investigação educacional, a saber: positivismo, fenomenologia e materialismo histórico-dialético.