Qual é a principal diferença entre a ciência antiga é a ciência moderna?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

“A ciência antiga era uma ciência teorética, ou seja, apenas contemplava os seres naturais, sem jamais intervir neles ou sobre eles por meios técnicos; a ciência clássica [ou moderna] é uma ciência que visa não só ao conhecimento teórico, mas sobretudo à aplicação prática ou técnica.

A ciência já percorreu um longo caminho nos últimos 150 anos! Temos agora técnicas mais poderosas de análise de dados, equipamentos mais sofisticados para fazer observações e realizar experiências, e uma amplitude e profundidade do conhecimento científico muito maiores.

A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.

A ciência antiga era aceita sem questionamentos, por exemplo, Aristóteles formulou várias teorias que começaram a ser questionadas somente com a Ciência Moderna. A ciência moderna se baseava em experimentos, nada era aceito sem experimentação.

Na ciência moderna, também havia uma visão diferente do mundo, que não era mais um cosmos ordenado e fechado, mas um universo infinito de dimensões quantificáveis e matematizáveis.

A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. Baseava-se na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. É o caso da teoria geocêntrica, ou seja, a teoria que postulava que a terra é o centro do universo.

A Ciência Moderna, ou seja, a ciência que articulou o método de observação e experimentação a partir de instrumentos técnicos desenvolveu-se no século XVI e se consolidou no século XVII, com os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu, após um longo período de elaboração.

A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros. Cada vez mais, a busca pelo desenvolvimento econômico e social tem ensinado que este caminho tem como pontos fundamentais a ciência, a tecnologia e a inovação.

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.

A ciência moderna é regida por princípios fundamentais cujo surgimento e demonstração significaram uma poderosa renovação dos campos da química , física , astronomia , biologia e anatomia humana , sob a ideia de que todos os fenômenos da realidade respondem a uma formulação teórica compreensível.

Galileu Galilei

Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas.

Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.

Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia ...

O ponto central de interesse da ciência moderna era a sua crença e ambição na capacidade humana de compreender, construir e manipular o mundo. O domínio científico da natureza prometia ausência de escassez, de necessidades e domínio das calamidades naturais.

A Astronomia é a mais antiga das ciências. O homem primitivo se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como, tentar compreendê-los.

A ciência medieval trouxe muitos avanços, entre descobertas científicas e desenvolvimento tecnológico. Pode-se citar o microscópio e o telescópio, além de diversas técnicas agrícolas.

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

A ciência antiga era um corpo de verdades teóricas universais, de certezas definitivas, que não admitiam erros, mudanças ou crítica. A Idade Moderna vai significar uma ruptura com essa concepção de mundo dogmática, que não permitia a reflexão e a crítica.