Como se chama Quem Tem medo de borboletas?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas. Não é um medo real, pois a borboleta é um ser inofensivo. O problema está no sentimento ruim ao ver este bicho.

Glossofobia: medo de falar em público.

A entomofobia é conhecida também como insectofobia ou insetofobia. Além disso, é caracterizada por ser um medo ou uma aversão excessiva aos insetos. As pessoas com o quadro tendem a ter uma visão distorcida sobre os bichos.

A fobia alimentar (FA), ou fagofobia, é caracterizada pelo medo excessivo e condicionado de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Muitas vezes, é desencadeada após um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida.

· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas. Não é um medo real, pois a borboleta é um ser inofensivo. O problema está no sentimento ruim ao ver este bicho.

O que causa a motefobia
Além disso, as borboletas e as traças tendem a existir em enxames, como acontece com as abelhas. Assim, por vezes, o medo de borboletas surge do trauma de uma experiência negativa ou traumática com esses insetos na infância.

Segundo ela, a palavra alodoxafobia vem das palavras gregas “állis” que significa “outro” ou “diferente”, “dóxis” que significa “crença” e de “fobia” que significa “medo patológico”, “o que explica o conceito da patologia: medo dos pensamentos dos outros sobre si, sempre com a sensação de julgamento.

Existe também o medo dos medos (fobofobia). Isso é realmente mais comum do que você imagina. Pessoas com transtornos de ansiedade às vezes experimentam ataques de pânico quando estão em certas situações. Essas crises podem ser tão desconfortáveis que as pessoas fazem todo o possível para evitá-los no futuro.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.

O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”

A diferença entre medo e fobia está, principalmente, na intensidade em que as emoções expressam-se. A fobia destaca-se por ser um medo desproporcional e irracional. O medo é uma emoção comum e está relacionado diretamente com nossa sobrevivência. Medo e fobia são situações distintas que não podem ser confundidas.

Anorexia. A anorexia é um transtorno alimentar em que o indivíduo ingere uma quantidade insuficiente de calorias. Devido a isso, seu peso fica muito abaixo do que é considerado normal. Quem tem anorexia, geralmente, tem medo de engordar.

O medo mais comum de todos é a aracnofobia, que é o medo de aranhas. Ela se manifesta como uma angústia que a pessoa sente ao imaginar que tem uma aranha perto dela, ao ver um vídeo de uma aranha ou ao ver uma foto de uma aranha. Esse é, de longe, o medo mais comum entre os tipos de medo que as pessoas podem ter!

Se você acredita que se preocupa demais com pessoas te olhando ou se suspeita que tem escopofobia, é hora de procurar ajuda. Ansiedade ocasional é comum, mas sentimentos crônicos de preocupação, medo ou pavor não são.

Elas não causam nenhum tipo de lesão ocular. O que pode acontecer é uma irritação superficial e ardência, igual aconteceria com qualquer corpo estranho que entrasse em contato com o olho, por ser um órgão muito sensível. Passando água e higienizando, tudo volta ao normal”, esclarece Cynira.

Acredita-se ainda que os nossos anjos da guarda ou guia espiritual venham se comunicar conosco por meio das borboletas. Então, sempre que vir uma borboleta perto de você, fique atenta aos sinais – pode ser sinal de que seu anjo está te enviando uma mensagem.

Mas as borboletas se assustam facilmente, então temos que ficar com o corpo tranquilo, relaxado, só respirando, imaginando que estamos ajudando a borboletinha a se acalmar.

Diga frases picantes - Para manter a chama da relação mais acesa, opte por dizer algumas frases picantes ao seu parceiro, para que isso vá aumentando a vontade de estarem juntos.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).