Como se chama uma pessoa que não é humilde?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

adjetivo [Popular] Característica de quem não é humilde, simples. Sem simplicidade; imodesto, suntuoso. [Por Extensão] Que age buscando humilhar ou diminuir outra pessoa; arrogante, presunçoso.

1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

Um ponto crucial para ser desumilde é ter uma ortografia limpa, sem erros (ou quase), usar a arte da pontuação e o popular (e odiado) ponto final. Humildes vão notar que este ser humilde é o mesmo autor do dicionário citado acima antes de ler este parágrafo. É crucial que você não siga muitas pessoas.

A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.

"Soberba" é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada.

Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade, podendo conhecer suas próprias limitações. Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Significado de Humildade
substantivo feminino Qualidade da pessoa humilde, modesta, simples, sem vaidades; simplicidade.

Humildade significa virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações. Já simplicidade demonstra qualidade, caráter daquele que é sincero; franqueza ou pureza.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

1 miserável, indigente, carente, necessitado, desprovido, desabastecido, falto, privado, despossuído, desvalido.

Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Humildade
A humildade é uma virtude muito valiosa na vida de um indivíduo, pois significa a sua capacidade de reconhecer suas falhas ou suas dificuldades. O conceito de humildade se relaciona com a ideia de agir com modéstia, de ter simplicidade em suas atitudes e saber reconhecer suas próprias limitações.

A falta de humildade é um sintoma de que algo precisa ser mexido no interior de cada um de nós. Parece que esse valor tem a ver com olhar para o outro de igual para igual, não na comparação ou na superioridade, e sim no sentimento de reconhecer que cada um de nós tem a sua própria jornada, e todos somos humanos.

A falta de humildade pode gerar muitos problemas para uma pessoa, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, levando a muitos conflitos e perda de oportunidades.

Vários estudos já mostraram os benefícios da “humildade”: as pessoas humildes são mais saudáveis física e mentalmente, provavelmente por reagirem melhor a fatores estressantes e não se sentirem tão deprimidas ou ansiosas quanto outras pessoas.

[Popular] Que se acha superior; arrogante, convencido, sobranceiro. Que possui excesso de poder; muito poderoso; absolutista.

A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, autossuficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria.