Como ser manso e humilde?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Humildade = Equilíbrio
Ser humilde é entender seu verdadeiro valor. Deus lhe ama porque ele lhe criou, não por causa de sua aparência ou das coisas que você faz. Humildade é reconhecer que seus sucessos vêm de Deus e que é ele que lhe capacita.

O oposto da humildade é a arrogância. Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da palavra.

A mansidão impede a violência e o desrespeito. Quem é manso pode acalmar uma situação muito tensa, falando com sabedoria, não com amargura. Jesus era manso e a mansidão é um dos frutos do Espírito. A mansidão vem da submissão e confiança em Deus.

A mansidão é um fruto do Espírito Santo encontrado nas pessoas que receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Como diz a Escritura, o fruto do Espírito é gerado pelo próprio Espírito Santo em cada crente, moldando-lhe para que seja semelhante a Cristo, o nosso exemplo perfeito.

Mas o que significa ser limpo de coração? Significa viver para a glória de Deus em todos os aspectos da vida e fazer disso o principal objetivo da nossa existência. Nosso desejo deve ser estar na presença de Deus, amá-lo, conhecê-lo e servi-lo de todo o nosso coração.

A Virtude da Humildade é a capacidade de portar-se com simplicidade, sem perder a essência da dignidade de filho de Deus. Para alcançarmos essa virtude é necessária a temperança.

Humildade é o que vemos em Provérbios 29, verso 23: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Por definição, humildade é a virtude da modéstia e do bom senso, da capacidade de compreender as próprias limitações. É a aceitação plena das vulnerabilidades e fraquezas. É invocar as qualidades sem o erro de ignorar os defeitos.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

O humilde é aquele que SE coloca em seu lugar; o humilhado É colocado pelos outros em seu devido lugar. Então, quando erramos, o mais honesto a fazer é aceitar o erro. Mais vale um coração aliviado pela aceitação, do que um outro cheio de si, de mentiras e enganando-se a si mesmo.

Santo Agostinho completa “Onde está a humildade está também a caridade.” Se a caridade é para os humildes então podemos dizer que a humildade pertence aos pobres. Mesmo assim não podemos utilizar a humildade como baixeza. O termo pobre define a ausência de algo. Aquele que não tem o necessário a vida.

Os umidificadores de ar tem como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões, assim facilitando a respiração. Este aparelho é indicado para lugares secos, abafados e que tenham o uso constante de ar condicionado.

Assim sendo, a humildade pode ser entendida como um processo psicológico a partir do qual o indivíduo se relaciona consigo e com os outros de forma realista, mantendo “os pés assentes na terra” e reconhecendo as suas limitações e fragilidades, na medida em que fazem parte da sua verdade e da sua natureza.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, se julga superior e se esconde por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Jesus Cristo deu o exemplo perfeito para nós e ordenou que nos tornássemos como Ele é. Ele exemplificou características como fé, esperança, caridade, paciência, humildade, pureza, diligência e obediência.