Como se chama uma pessoa que não gosta de tomar banho?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Ablutofobia (do latim ablutio) é um medo incomum de tomar banho ou lavar-se. Além do básico medo de tomar banho, este distúrbio pode desencadear um medo intenso de lavar o cabelo e fazer a limpeza do corpo. Aqueles que tem medo de tomar banho podem sofrer grandes efeitos colaterais da sua fobia.

Higiene pessoal
A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

Ablutofobia: o medo de tomar banho...

Tomar banho quente diariamente pode ser um recurso alternativo para o tratamento da depressão, melhor até do que a prática de exercícios físicos, indica estudo realizado pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

De uma forma geral: Manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele é fundamental; Se assim for, não há nada contra o banho diário; Em casos específicos pode não ser recomendável.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

O doente depressivo tem uma baixa considerável nos níveis de cortisol e está relacionado com as baixas na taxa de dopamina e serotonina no cérebro. O causador do medo, obesidade , cansaço desâmino por deixar as funcões metabólicas mais lentas.

Já ouviu falar de 'folgerfobia'? Parece ser uma palavra real, mas a Internet está dividida sobre se isso significa entrar em pânico com a ideia de tomar café ou não tomar café.

Este termo vem de miso (ódio, aversão) fonia (som). As pessoas que possuem misofonia podem sentir grande desconforto, irritação e até dor diante de alguns tipos de sons como, por exemplo, uma torneira pingando, uma pessoa mastigando, um clic de caneta, o barulho de uma máquina, etc.

Ablutofobia - medo de se lavar ou tomar banho..

Quando você estiver com dificuldades de fazer até mesmo atividades que antes eram prazerosas, além de uma tristeza que parece tão profunda a ponto de parecer não ter fim, você pode estar desenvolvendo um quadro de depressão. A tendência desse quadro é piorar, caso não seja verificado por um especialista.

4 – Tome um banho
Um banho quente ajuda na sensação de relaxamento, fazendo com que o sangue e o oxigênio fluam melhor, além de acalmar os pensamentos. Portanto, para controlar a ansiedade, sempre considere um bom banho.

Preparação – Banho para tirar a tristeza
Ferva o anis-estrelado com a canela por 3 minutos. Desligue o fogo e aguarde a temperatura baixar até ficar morna. Durante o banho, quando for se enxaguar, utiliza esta água do chá. Depois você pode se secar levemente.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Depois do banho, é o melhor momento para aplicar o seu hidratante corporal. Segundo a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, a melhor hora para aplicar o hidratante é depois do banho. “É quando a pele está mais propícia a absorver o produto”, explicou a médica.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.