Como se chamava Goiânia antigamente?

Perguntado por: opires . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Dois nomes concorreram: Petrônia e Goiânia. O primeiro foi escolhido por 68 leitores do jornal, enquanto Goiânia obteve menos de 10 votos. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou a ninguém, preferiu Goiânia e em decreto de 2 de agosto de 1935 formalizou o nome da nova capital.

No dia 23 de março de 1937, o decreto de número 1816 oficializava definitivamente a transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia.

Campinas é o bairro mais antigo de Goiânia, capital de Goiás. Mais antigo, inclusive, que Goiânia. O bairro foi fundado em 1810 e Goiânia em 1933. Conta a história da cidade que em 1824, 14 anos após a fundação do bairro, que surgiu como um povoado, apenas 45 pessoas moravam no local.

Bartolomeu, o filho, fundou o primeiro povoado na região, chamado de Barra (atualmente, é o município de Buenolândia), e fundou o Arraial de Sant'Ana, que em 1739 passou a se chamar Vila Boa, e posteriormente de Cidade de Goiás, capital do território. A Capitania foi instituída em 1748.

A Cidade de Goiás surgiu durante o ciclo do ouro. Foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (apelidado de o Anhanguera), com o nome de Arraial de Sant'Anna.

Bairro mais antigo de Goiânia, Setor Campinas comemora 208 anos de fundação - 09/07/2018.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.

Antes de ser “Goiânia”, a cidade era chamada de “futura capital” ou “nova capital”, em referência à transferência da capital do estado da Cidade de Goiás para a “nova Cidade”. Goiânia nasceu em 1933, mas só recebeu o nome em 1935 – ou seja, a cidade passou dois anos sem um nome oficial.

Dois nomes concorreram: Petrônia e Goiânia. O primeiro foi escolhido por 68 leitores do jornal, enquanto Goiânia obteve menos de 10 votos. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou a ninguém, preferiu Goiânia e em decreto de 2 de agosto de 1935 formalizou o nome da nova capital.

Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Bandeirante Anhanguera, foi quem desbravou as terras de Goiás. Foi apelidado de Anhanguera pelos nativos da época.

Em um resumo bem preciso, podem ser listados como bairros nobres em Goiânia o Setor Bueno, Marista, Oeste, Nova Suíça, Jardim Goiás e Jaó.

A historia oficial registra que a área pertencia a Andrelino de Morais, que doou parte das terras ao governo do Estado, em 1933, para construção de vários prédios públicos por ocasião da transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia.

O Setor Jardim América é o bairro mais populoso de Goiânia, segundo o último censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também é um dos maiores em extensão, e por isso ganhou fama entre os goianos como “outra cidade dentro de Goiânia”.

O território onde se encontra o município de Goiana foi inicialmente habitado pelos índios caetés e potiguares. Os primeiros colonizadores chegaram, provavelmente, em 1534.

A ocupação do território de Goiás foi iniciada no século XVIII, por meio da descoberta de reservas de ouro na região. A maior parte dos pioneiros do povoamento goiano veio de São Paulo, por meio das bandeiras, que desbravavam as áreas próximas ao território paulista.

Nova Iguaçu de Goiás foi emancipada em janeiro de 1991, com a Lei nº 11.406/91. O município foi criado através da lei estadual nº 11405, de 16 de janeiro de 1991, desmembrado de Jataí.