Como se comporta uma pessoa com síndrome de Tourette?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é muito utilizada como tratamento da Síndrome de Tourette.

Os medicamentos comuns incluem antipsicóticos, benzodiazepínicos e estimulantes. No entanto, os medicamentos podem ter efeitos colaterais e não são eficazes para todas as pessoas com a Síndrome de Tourette. Abordagens alternativas, como acupuntura, ioga e hipnose, podem ajudar a aliviar os sintomas.

Síndrome de Tourette, o tipo mais grave, ocorre em 3 a 8/1000 crianças. A proporção homem/mulher é 3:1. Os tiques começam antes dos 18 anos de idade (tipicamente entre os 4 e 6 anos); a gravidade deles aumenta e alcança um pico por volta dos 10 a 12 anos e diminui durante a adolescência.

“O diagnóstico da síndrome de Tourette é sobretudo clínico” e não existe nenhum teste que permita diagnosticá-la, explica o neurologista CUF, o que significa que é feito principalmente com base nos sinais e sintomas que são observados pelo médico assistente.

A Síndrome de Tourette é uma desordem de movimento, que causa alguns comportamentos involuntários no corpo. Durante uma crise desse distúrbio, a pessoa com tourette acaba tendo múltiplos tiques e espasmos corporais, os quais não consegue controlar.

Por isso, pessoas com Síndrome de Tourette devem ser acompanhadas não apenas por médico Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento, como também por médico Psiquiatra.

Segundo ele, o TOC funciona como um gatilho, facilitando o início dos sintomas. A Síndrome de Tourette se manifesta por meio de movimentos e sons repetitivos e involuntários. Essas compulsões são parecidas com as manifestadas por pacientes com TOC e devem ser distinguidos por alguém especializado.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

A Síndrome de Tourette e seus Sintomas

  1. Realização de movimentos mais complexos do que os considerados habituais;
  2. Balançar de cabeça;
  3. Contrair dos músculos da face;
  4. Contrair, em trancos, dos músculos abdominais ou outros;
  5. Franzir da testa;
  6. Piscar.

Entendendo os Tiques Nervosos - "Cacoetes"
Pálpebras ("piscar sem propósito") Rosto ("fazer careta") Pescoço ("torcer o pescoço") Ombros ("levantar os ombros")

A síndrome de Tourette é um distúrbio que causa tiques que engloba tanto movimentos como sons, e que vem ocorrendo há mais de um ano. Embora a pessoa não faça o tique de propósito, ela tem uma vontade muito forte de fazê-lo, como se fosse a vontade que uma pessoa tem de espirrar.

A Síndrome de Tourette é uma perturbação neurológica crónica que se traduz na presença de determinados tiques (simples ou complexos), com início antes dos 18 anos de idade. Os tiques são movimentos (tiques motores) e vocalizações (tiques vocais) sem sentido e fora do contexto, involuntários, rápidos e recorrentes.

A síndrome de Tourette é um transtorno relacionado às disfunções neurológicas, mas que afeta diretamente o comportamento da pessoa e compromete diferentes aspectos da vida pessoal, social e profissional. Mesmo que tenha algum componente genético, essa síndrome pode surgir em qualquer fase da vida.