Que médico diagnostica Tourette?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Por isso, pessoas com Síndrome de Tourette devem ser acompanhadas não apenas por médico Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento, como também por médico Psiquiatra.

Tratamento para Tiques Nervosos graves e incapacitantes
Os casos mais graves devem ser preferencialmente avaliados por um neurologista especialista em distúrbios do movimento. Alguns casos podem tão graves e incapacitantes a ponto de necessitar de toxina botulínica ou cirurgia.

Algumas pessoas apresentam mais de um tipo de tique. Quando eles aparecem em grande quantidade, vários tiques motores diferentes associados a vocalizações incontroláveis estamos diante da síndrome de Tourette, um transtorno que se caracteriza por tiques motores e vocais crônicos.

Síndrome de Tourette, o tipo mais grave, ocorre em 3 a 8/1000 crianças. A proporção homem/mulher é 3:1. Os tiques começam antes dos 18 anos de idade (tipicamente entre os 4 e 6 anos); a gravidade deles aumenta e alcança um pico por volta dos 10 a 12 anos e diminui durante a adolescência.

Sintomas de síndrome de Tourette
Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

A Síndrome de Tourette e seus Sintomas

  1. Realização de movimentos mais complexos do que os considerados habituais;
  2. Balançar de cabeça;
  3. Contrair dos músculos da face;
  4. Contrair, em trancos, dos músculos abdominais ou outros;
  5. Franzir da testa;
  6. Piscar.

A Seguridade Social e a Pessoa com Deficiência
Caso haja essa aprovação a fim de modificar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, acrescentando a Síndrome de Tourette, as pessoas portadoras desta síndrome passarão a fazer jus a determinados benefícios previdenciários e assistenciais voltados à pessoa com deficiência.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Mas até mesmo o pediatra pode contribuir com o diagnóstico e, na sequência, encaminhar para um especialista. O psiquiatra é o especialista que analisa e trata as condições que interferem nas funções psíquicas.

De forma simples e resumida, o neurologista se preocupa mais com alterações estruturais, anatômicas, enquanto o psiquiatra foca nos problemas mentais, com manifestações psicológicas.

Apesar de os dois médicos trabalharem com questões relacionadas ao sistema nervoso, o neurologista é mais específico para encontrar as causas das doenças com características “físicas”, moleculares. Já o psiquiatra foca nas doenças “psíquicas” e nos comportamentos provenientes delas.

O medicamento mais utilizado para tratar a Tourette é a clonidina. Ele também ajuda a controlar a ansiedade e os sintomas de TDAH, caso esses acompanhem o transtorno. No entanto, esse fármaco apenas deve ser usado após o aval do médico.

Mas, uma grande parcela de indivíduos diagnosticados com síndrome de Tourette podem ser autistas. Acredita-se que 85% dos pacientes que têm síndrome de Tourette podem apresentar outra questão concomitante, como transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do espectro autista, entre outros.

O Projeto de Lei 206/21 determina que as pessoas com síndrome de Tourette sejam consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais.