Como se comunicar com o gato?

Perguntado por: ejordao8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Segundo um estudo publicado na Scientific Reports, para se comunicar com seu gato, você só precisa piscar bem devagar. Esse é o jeito que os felinos encontraram de "sorrir". Esse ato de piscar lentamente faz com que os gatos se aproximem e sejam receptivos aos humanos.

“Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Dê um pouco de atenção ao gato.
Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Como eles podem caçar seus alimentos na rua e podem se entreter em outros lugares, se ele optou em permanecer na sua casa e gosta de ficar próximo de você, saiba que seu gato te escolheu como tutor. No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono.

Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar. Medo.

Mas, afinal de contas, por que os gatos atendem o 'pspsps'? Em um artigo sobre o motivo dos gatos respondem tão bem ao som do 'pspspsps', a dra. Ahna Brutlag da Pet Poison Helpline disse à RD: “É um som abrupto que muitas vezes não é encontrado em um ambiente típico, portanto, é “atraente”.

Miado de gato: ele sempre te “fala” quando está feliz
Gatos são animais que vocalizam, com frequência, seus sentimentos. Por isso, uma das principais maneiras de perceber que ele está feliz é reparar nos miados agudos que ele dá quando está perto de você ou, até mesmo, quando encontra o pratinho de ração cheio.

Quando o teu gato é feliz, com frequência pode manter a cabeça para cima e a cauda erguida nessa direção com a ponta um pouco dobrada. Outro sinal de felicidade e segurança é quando se deita com a barriga para cima e põe as patas para o ar.

  1. Não respeitar as necessidades básicas. ...
  2. Colocar o seu gato em situações de desconforto. ...
  3. Não respeitar seus limites. ...
  4. Fumar na presença do gato. ...
  5. Oferecer alimentos inapropriados. ...
  6. Usar o gato como brinquedo. ...
  7. Vestir o gato com acessórios que incomodam. ...
  8. Punir.

Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

Deve segurar o gato com firmeza mas com suavidade, nunca deve magoar o seu pet, o que deve fazer é marcá-lo para ele saber que o que está fazendo não é bom. Repita esta ação cada vez que for necessário e tente usar o mesmo tom de voz forte e firme.

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

A postura dos gatos muitas vezes pode demonstrar suas intenções e sentimentos. Quando querem brincar, por exemplo, muitas vezes podem curvar a coluna e andarem de lado, simulando uma espécie de "dança" ou até mesmo se jogarem no chão e virarem de barriga para cima demonstrando uma sensação de confiança e bem-estar.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.