Como se escreve o barulho que o gato faz?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Qual o nome do som que o gato faz? O ronrom, ronrono ou ronronar é um som contínuo produzido pelos gatos quando querem expressar conforto e satisfação.

Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto gosta de você.

As investigações científicas anteriores mostraram que os gatos não ronronam apenas quando estão felizes, mas também quando estão angustiados ou estão com medo. Ronronar é um mecanismo de defesa que têm e uma maneira de manter a calma em situações stressantes.

O principal objetivo de um gato fazer o barulhinho de "fuu" é dar um alerta de ameaça, pois ele está com medo e está tentando afastar o perigo. Se a continuidade do fuu é um ataque, saiba que na maioria das vezes eles agem desta forma por acharem que precisam se defender de algo ou alguém.

O ronronar do gato costuma ser emitido para expressar sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Na maioria das vezes, os gatos fazendo barulhos estranhos estão demonstrando prazer e satisfação. Porém, estudos comprovaram que o gato ronronando alto também pode indicar medo, estresse e nervosismo.

2. Ron-ron. Apesar da semelhança com o ronronar dos gatos, “ron-ron” é um substituto do “zzzzz”. Ou seja, trata-se de uma onomatopeia francesa usada para descrever os barulhos feitos por alguém enquanto dorme: o popular ronco.

O ronrom, ronrono, ou ronronar, é o ruído contínuo produzido pelos felinos e que faz parte de sua comunicação.

O ronron dos gatinhos ainda é um mistério. Não se sabe se o som tem alguma funcionalidade física, mas já foi comprovado que o ato de ronronar está relacionado à sentimentos prazerosos que o bichano está sentindo. Por isso, é muito comum que eles ronronem quando estão preguiçosos e cochilando em cima de sua barriga.

Os felinos utilizam a vocalização para expressar o que sentem e o que querem, então cada miado de gato tem um significado diferente - basta ter um ouvido mais atento para entender o que o barulho representa. O gato miando pode indicar que o animal está com fome, dor, raiva, no cio ou apenas querendo atenção e carinho.

2 – Pode dar banho no gato toda semana
Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

Os gatos domésticos ronronam em uma faixa de frequência de 22,4 a 30,2 hertz, sendo que, diferentemente do miado, também emitido por esses animais, o ronronar produz um som grave, audível somente a curtas distâncias.

Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você

  1. Ele esfrega a bochecha em você ...
  2. Ele treme a pontinha do rabo. ...
  3. Ele faz contato visual. ...
  4. Ele liga o “motorzinho” ...
  5. Ele senta em você ou ao seu lado. ...
  6. Ele amassa você ...
  7. Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ...
  8. Ele traz um rato morto para dentro de casa.

Local para não fazer carinho
Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.

“Quando um gato se sente desconfortável, estressado ou mesmo bravo, é natural que tal miado se expresse de forma mais aguda, o chamado 'miado de boca aberta', no qual fogem da característica dos murmúrios, o famoso “purr”, expressado em sensações positivas.

Por conta de sua independência, uma dúvida fica no ar: por quanto tempo um gato lembra do dono? Devido à capacidade cognitiva do felino e o vínculo criado entre tutor e pet, os gatos lembram de seus donos ao longo de toda a vida.

Problemas psicológicos podem deixar o gato muito quieto
Além de problemas físicos, doenças psicológicas podem alterar o comportamento do gato, o deixando com apatia e prostração. Existem diversos motivos que podem deixar o gato deprimido e, portanto, vemos um gato quieto e sonolento. Entre eles, estão: Estresse.

Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

Alguns exemplos de onomatopeia utilizadas na língua portuguesa: Tic, tac – relógio. Zzzz– sono.