Como se dá a agricultura no Japão?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Além da rizicultura, no Japão também há o cultivo de beterraba açucareira, hortaliças, legumes e frutas, no entanto, a produção desses gêneros alimentícios é insuficiente para abastecer o mercado interno. Todo esse processo faz com que os preços dos alimentos no Japão fiquem elevados.

O território nacional é bastante montanhoso, sendo que apenas 16% do país é composto por áreas de planícies, característica que dificulta o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, a produção de gêneros alimentícios é insuficiente para suprir a demanda interna.

Uma técnica comumente utilizada pelos agricultores na lavoura, aliada ao Sistema de Plantio Direto (SPD), é a chamada rotação de culturas.

Atualmente, o Japão possui a 3ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2022). Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa.

A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica.

Quais são os principais tipos de agricultura?

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Principais tipos de agricultura praticados no Brasil

  • Agricultura moderna. ...
  • Agricultura intensiva. ...
  • Agricultura extensiva. ...
  • Agricultura familiar. ...
  • Agricultura patronal. ...
  • Agricultura orgânica.

A planta japonesa sakura, também chamada de cerejeira-japonesa, é uma árvore símbolo do Japão. Anualmente, sua floração atrai milhares de pessoas aos parques e praças.

O país foi o terceiro maior produtor mundial de carros e o segundo maior produtor de navios em 2022. O setor industrial representa mais de 29% do PIB e emprega 25% da força de trabalho. Já o setor de serviços responde por mais de 70% do PIB e emprega quase 72% da população ativa.

Campo de arroz japonês
A cultura alimentar japonesa, que está centrada no arroz, desenvolveu-se a partir da introdução do cultivo do arroz úmido vindo da Ásia há mais de dois mil anos.

A economia japonesa estagnou enquanto outros países industrializados continuaram crescendo. Isso se deveu principalmente ao estouro da “bolha econômica”. De 1990 a 1992, o valor dos terrenos urbanos e do índice do mercado de ações foi reduzido para quase metade.

O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.

Resposta. Olá, Apesar do Japão ter uma área bem reduzida para o cultivo, e só 15% de suas terras serem apropriadas para o cultivo, o Japão utiliza o sistema de terraceamento em pequenas áreas, o que resulta em um dos mais elevados níveis de produtividade por unidade do mundo.

Agricultura na Ásia
A atividade econômica mais importante em termos quantitativos em todo o continente é a agricultura, especialmente o cultivo do arroz na região atingida pelas monções e, mais ao norte, o trigo. Em áreas menos férteis é possível produzir cevada, milho e outros cereais.

A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

Vistas como presentes, as frutas têm um valor social e sentimental no Japão. O mesmo país que tem uma tradição de dar presentes como forma de agradecimento também tem uma antiga cultura de cultivar frutas especiais e com sabores incríveis. O resultado disso são frutas que são vendidas por preços bastante salgados.

gado Wagyu

Hoje o gado Wagyu é criado de norte a sul do Japão com temperatura ambiental variando de +40ºc a -40ºc, sendo, portanto, de grande adaptabilidade a diversas variações ambientais. O rebanho bovino no Japão ficou oficialmente fechado por mais de 200 anos por meio de um mandato de um shogun que durou de 1635 até 1854.

Quais são os tipos de agricultura? No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.