Como se divide a linha do tempo?

Perguntado por: icarvalho2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A História pode ser dividida em cinco períodos: Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.

Essa divisão, portanto, agrupa os acontecimentos pela passagem do tempo e estipula marcos que determinam o início e fim de cada fase. Não devemos ter uma visão engessada acerca dos períodos históricos e os marcos que estipulam a passagem de um período para o outro.

De acordo com a periodização clássica, a história é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A denominada Pré-História se inicia com o aparecimento do homem na terra e se estende até cerca de 4.000 a.

Uma linha do tempo tem por objetivo marcar os principais fatos e acontecimentos mostrados em uma sequência linear, de acordo com a data dos acontecimentos. As linhas do tempo podem marcar períodos de alguns anos ou milhões de anos e ainda, marcar a evolução de diversos tipos de acontecimentos. humana!

São eles:

  • Idade Antiga.
  • Idade Média.
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.

Ordem cronológica é a forma de organização de um conjunto que adota como critério a ordem em que cada um dos elementos ocorreu no tempo, resultando em uma sequência coesa e lógica.

Software de desenho, como o Photshop, Gimp ou até Paint também são boas opções dependendo da familiaridade que os alunos e professor possuem com essas tecnologias. Existem várias formas de organizar uma linha do tempo. Ela pode ser a tradicional, em linha, mas pode ser em espiral, vertical, infográfico e outras.

A linha do tempo é uma forma de representar graficamente determinado acontecimentos históricos no tempo. Ela nos ajuda a visualizar a ordem em que os fatos ocorreram.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo.

A ordem mais recomendada para iniciar os estudos em História é seguir o curso da Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são: Alta Idade Média: século V ao século X; Baixa Idade Média: século XI ao século XV.

A Pré-História é dividida em Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. O ser humano da Pré-História teve que se adaptar ao meio ambiente para sobreviver, transformando-se, ao longo do tempo, de nômade caçador a sedentário agricultor.

Linha do tempo geralmente consiste num desenho gráfico que mostra uma barra longa com a legenda de datas junto da barra do uso do tempo que (normalmente) indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram.

Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

As linhas do tempo, também conhecidas como cronogramas, são perfeitas para contar histórias e representar projetos e processos visualmente.

A história está dividida entre antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C.), porque o calendário cristão que usamos tem como ponto de divisão o nascimento de Jesus Cristo. Quer você esteja falando de antes ou depois de Cristo, a lógica da divisão dos séculos é a mesma: 32 a.C. - século I a.C.

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

O aparecimento da escrita foi tão importante que, durante muito tempo, foi considerado o marco inicial da História.